Marcela Trópia lança edital para combater burocracias em BH

April 1, 2021

Na última semana, nossa associada e vereadora Marcela Trópia lançou, junto à Comissão de Desburocratização da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o “DesburocraBH”, um portal onde o cidadão pode relatar seus problemas com a burocracia na cidade. O objetivo é levantar entraves para que a Comissão possa criar soluções de simplificação.

Para participar, o cidadão deve acessar o site www.desburocrabh.com, clicar no botão “Relatar um problema” e preencher os detalhes em um formulário de perguntas e respostas. É importante dizer que qualquer morador da cidade pode participar, seja ele empreendedor, comerciante, ambulante, pesquisador, gestor público, afinal, o excesso de burocracia afeta a todos os belo-horizontinos que dependem de algum serviço ou atendimento do setor público.

A iniciativa faz parte do Plano de Trabalho apresentado pela vereadora Marcela Trópia, relatora da Comissão. “Reduzir burocracia é um trabalho silencioso, mas que gera muito impacto na vida do cidadão que sofre diariamente com o peso do Estado nas suas costas. Não é fácil lidar com o excesso de leis, os processos demorados e analógicos, as taxas absurdas… tudo isso trava a cidade de se desenvolver. Por isso, combater o excesso de burocracia é tão importante, especialmente num momento de crise econômica provocada pela pandemia”, afirma a vereadora.

As sugestões serão consolidadas e distribuídas em mais duas etapas de trabalho: o aprofundamento do diagnóstico dos problemas e a proposta de soluções. Estas fases incluirão ações como audiências públicas, visitas técnicas, oitivas de autoridades e especialistas, além de reuniões com os autores das contribuições, todas realizadas de acordo com os protocolos contra a Covid-19.

O formulário estará aberto para contribuições até o dia 19 de abril. Para participar, basta acessar o site: www.desburocrabh.com.

A Comissão de Desburocratização foi criada para combater o excesso de burocracia na cidade de Belo Horizonte. Os vereadores vão trabalhar para simplificar leis, revogar legislações obsoletas, agilizar processos complexos e demorados, combater a falta de digitalização do setor público, proporcionar um ambiente regulatório e legal aderente à Lei de Liberdade Econômica, melhorar o ambiente de negócios em BH e incentivar práticas empreendedoras na cidade.

As reuniões da comissão acontecem às segundas-feiras das 3ª e 4ª semanas do mês, às 14h, no Plenário Camil Caram, da Câmara Municipal de Belo Horizonte, e são transmitidas ao vivo pelo portal da CMBH.