Marcela Trópia apresenta PL que institui Pix como método de pagamento de impostos em BH

May 20, 2022

Atuação Parlamentar

A vereadora Marcela Trópia, membro da Bancada da Liberdade na Câmara Municipal de Belo Horizonte, protocolou no último dia 9 um projeto de lei que dá o direito do contribuinte belorizontino de ter acesso a meios e formas de pagamento digital, tais como Pix e transferência bancária, para quitação de débitos de natureza tributária, taxas e contribuições.

O PL prevê que, no caso de pagamento através de Pix, a Administração Pública deverá disponibilizar ao contribuinte QR Code, link específico ou chave aleatória específica para a identificação do pagamento. “O pagamento de tributos via Pix já está sendo adotado pela Receita Federal e em diversos entes da Federação, tais como os estados de São Paulo, Piauí e Acre”, explica a vereadora. “Trata-se de uma alternativa para facilitar o pagamento dos tributos, dando ao cidadão uma forma mais prática de realizar tais transações.”

Lançado oficialmente em novembro de 2020, o Pix surgiu como uma nova forma de realizar pagamentos e operações bancárias. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BACEN) permite a transferência de recursos entre contas em segundos e a qualquer hora ou dia. É uma forma prática, rápida e de baixo custo – gratuita para pessoa física – para a realização de pagamentos.

Acompanhe o trabalho de Marcela Trópia através das redes sociais.