Mandatários Livres participam de evento sobre cannabis medicinal em São Paulo

September 3, 2021

Atuação Parlamentar

Evento

A convite do IPSEC Brasil, três mandatários Livres participaram do evento “Precisamos falar sobre a cannabis – Especial Legislação”, realizado na última segunda-feira (30) em São Paulo. Foram eles o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania-PE), o deputado estadual Sérgio Victor (Novo-SP) e a vereadora Janaína Lima (Novo-SP).

Membro da comissão especial da Cannabis Medicinal na Câmara dos Deputados em Brasília, Daniel Coelho ressaltou a importância da disseminação da pauta também a nível municipal e estadual. “Essa batalha, acima de tudo, é cultural”, explicou o deputado. “Há um imenso valor quando vemos iniciativas favoráveis numa Câmara Municipal ou numa Assembleia Legislativa, sendo um projeto de lei aprovado ou não. Ao menos, você levanta o debate sobre o tema”, disse.

O deputado estadual Sérgio Victor, membro da Frente Parlamentar em Defesa da Cannabis Medicinal e do Cânhamo Industrial na Assembleia Legislativa de São Paulo, destacou o diálogo com as universidades paulistas para avançar com esse debate. “Existe nas universidades, através de sandboxes regulatórios, uma janela importante para que possamos testar tudo o que falamos aqui, independente das mudanças regulatórias do Congresso”, detalhou.

Já a vereadora Janaína Lima contou sobre sua experiência pessoal com os medicamentos à base da cannabis medicinal. “Além de vir aqui como legisladora, alguém que propõe uma regulamentação na cidade, venho também com lugar de fala”, explicou. “Eu nasci com epilepsia refratária e tinha de 20 a 30 convulsões diárias. Na adolescência, elas diminuíram bastante, mas recentemente voltaram com tudo. Eu então comecei o tratamento através da canabidiol e tive uma melhora e uma estabilidade que até então eu não conhecia”, compartilhou.

O evento também contou com a presença de Magno Karl, diretor executivo do Livres. A legalização do cultivo da cannabis medicinal é uma bandeira histórica do movimento. O Projeto de Lei 399/15, que regulamenta o plantio no Brasil, foi aprovado neste ano em comissão especial na Câmara Federal graças ao trabalho da nossa #BancadaDaLiberdade.

Saiba mais sobre o avanço da cannabis medicinal no país aqui.