Mandatárias do Livres lutam para combater a pobreza menstrual

June 28, 2021

Atuação Parlamentar

Você já ouviu falar em pobreza menstrual? Esse grave problema, até pouco tempo invisível aos olhos do poder público no Brasil, trata da falta de estruturas sanitárias a mulheres e de condições financeiras para a compra de absorventes.

Ao todo, 22% das meninas de 12 aos 14 anos não tem acesso a absorventes. A incontinência menstrual prejudica diretamente a frequência a escolas. Além disso, 26% das mulheres não tem condições financeiras de adquirir o item.

Um levantamento recente da Unicef mostrou que, só no Brasil, 713 mil meninas vivem sem banheiro ou chuveiro em casa e 4 milhões sofrem com pelo menos uma privação de higiene nas escolas.

Estima-se que uma em cada quatro jovens brasileiras deixa de ir a escola quando estão menstruadas. E o Livres está lutando para mudar essa realidade.

Na cidade de São Paulo, a vereadora associada do Livres Cris Monteiro aprovou recentemente um projeto de lei que institui a Política Municipal de Combate a Evasão Escolar, incluindo suporte financeiro às famílias de alunas para despesas com itens básicos, como absorventes.

No estado de Alagoas, a deputada associada do Livres Cibele Moura apresentou em março um projeto de lei para reduzir os impostos sobre os absorventes e incluí-los nas cestas básicas.

Defender o liberalismo é lutar para que todos e todas tenham acesso ao básico – e assim possam viver livremente. Essa é a nossa missão.