Livres se torna única organização brasileira na Liberal Internacional

July 1, 2022

Institucional

Internacional

Liberalismo

Entrada do Livres foi aprovada pelo plenário do Congresso que comemora o 75º aniversário da Liberal Internacional

O Livres se tornou a única organização brasileira a integrar a mais tradicional rede de partidos e organizações políticas liberais do mundo. A entrada foi aprovada nesta sexta-feira, 1º de julho, durante a madrugada brasileira, pelo plenário do Congresso da Liberal Internacional, que acontece em Sofia, na Bulgaria, e celebra o 75º aniversário da federação. “Esse é um momento importante não apenas para o Livres, mas para todo o liberalismo brasileiro”, comenta Magno Karl, diretor executivo do movimento.

Único brasileiro presente no Congresso, Magno teve oportunidade de apresentar o trabalho do Livres e os desafios das ideias liberais no contexto da política brasileira ao plenário do evento, repleto de políticos e dirigentes partidários liberais de todos os continentes do globo. “Esperamos que a nossa entrada seja o pé na porta, o primeiro passo, para outras organizações, partidos políticos e políticos brasileiros que desejam fazer parte desse grupo, se sintam encorajados a se juntar a nós e a liberais do mundo inteiro nessa organização histórica que é a Liberal Internacional”, disse.

A Liberal Internacional foi fundada em 1947, com o lançamento do primeiro Manifesto Liberal, como resultado da convicção da comunidade liberal de todo o mundo a respeito da necessidade de reforçar a cooperação internacional entre os defensores da liberdade, da democracia e dos direitos humanos no contexto do pós-guerra. Os esforços de fundação da rede foram liderados por Salvador de Madariaga, político, diplomata e intelectual espanhol, indicado para os Prêmios Nobel de Literatura e da Paz, pelos seu trabalho em defesa da liberdade e da cooperação entre os povos.

Com o tema “Reconstruindo uma Ordem Mundial Liberal”, este ano o Congresso enfatiza a preocupação com a recessão democrática em curso no mundo, a guerra da Ucrânia e os desafios do mundo pós-pandemia, como o aumento da pobreza, as mudanças climáticas e a erosão das liberdades individuais e dos direitos humanos.