Livres pede cassação de vereador acusado de agressão em BH

June 8, 2018

Notícias

Associados do Livres em Belo Horizonte apresentaram nesta sexta-feira, 8, um requerimento ao vereador Henrique Braga (PSDB), presidente da Câmara de Vereadores do município, pedindo a instauração de procedimento de cassação do vereador Léo Burguês, do Partido Social Liberal (PSL), acusado de agredir um cidadão em um restaurante na capital mineira.

Segundo Boletim de Ocorrência registrado junto à Polícia Militar e noticiado pela imprensa local, no último dia 25 de maio o vereador teria sido questionado sobre sua posição em relação à greve dos caminhoneiros, o que originou áspera discussão e resultou em violência, com o parlamentar tendo agredido a vítima com uma pedrada e deixando o local antes da chegada da polícia.

A representação apresentada pelo ativista Paulo Alves, líder do Livres, pede que o Presidente da Câmara Municipal constitua uma Comissão Processante, considerando a gravidade do ato do parlamentar. De acordo com Alves, “as condutas cometidas pelo vereador são claramente atentatórias ao decoro parlamentar, como a simples leitura Lei Orgânica Municipal de Belo Horizonte e do Regimento Interno da Câmara Municipal de Belo Horizonte evidenciam”.

Ainda de acordo com Alves, “o vereador Burguês terá ampla oportunidade de dar sua versão dos fatos, produzir provas e apresentar sua defesa na Comissão Processante. Mas a gravidade dos fatos, tal como conhecidos, exige da Câmara e de seu Presidente uma posição firme na defesa da dignidade da Câmara Municipal e de seus membros”.

A ação ganhou destaque na imprensa local, com reportagem no jornal O Tempo.