Livres inicia campanha para ajudar vítimas das chuvas de Pernambuco

May 30, 2022

Institucional

O Livres deu início nesta segunda-feira (30) a mais uma ação do projeto #ApoieUmaFamília, dessa vez para mobilizar apoio para vítimas das chuvas em Pernambuco. Até o momento, o estado registra 14 municípios em situação de emergência, mais de 80 mortes e pelo menos 4 mil desabrigados.

A campanha tem como objetivo arrecadar R$ 10 mil e levar cestas básicas para pelo menos 200 famílias em Marcos Freires e Jardim Monte Verde, comunidades da Região Metropolitana do Recife. Caso a meta seja ultrapassada, os recursos levantados serão destinados para o projeto Uh Ibura Aê!, no Ibura, uma das áreas mais prejudicadas pela tragédia.

Canais transbordaram, barreiras deslizaram, vias inteiras estão alagadas. Enquanto isso, associados do Livres no estado, como o Professor Thiago e Renato Pires, estão na linha de frente em apoio a essas famílias e compartilharam o sentimento de quem está acompanhando a situação de perto. “Parece que estamos em um filme de terror. Em muitas áreas o poder público simplesmente não chegou e as pessoas estão tentando socorrer vítimas e encontrar corpos tirando a lama com o braço. É desolador”, comentou Thiago. Já Renato comentou sobre a importância da sociedade civil se mobilizar: “O sentimento é de que não temos como resolver o problema como um todo. Mas temos certeza de que cada um pode ajudar um pouco. E nosso esforço é exatamente pra isso”, disse.

Karla Falcão, coordenadora de relações institucionais do Livres, relembra como a rede de solidariedade do Livres já ajudou milhares de famílias em situação de risco. “Começamos o Apoie Uma Família em Pernambuco, no começo da pandemia, levando água e comida para mais de 2 mil famílias”, explica Falcão. “Mas o projeto já mobilizou apoio para pessoas em situação de vulnerabilidade em Belém, São Paulo, Petrópolis, Rio de Janeiro, Londrina e várias outras cidades. Não tenho dúvida que mais uma vez vamos bater a meta e ajudar quem precisa de suporte em meio a uma catástrofe como essa”, comentou.

A campanha ficará no ar até o dia 14 de junho. As doações podem ser feitas na plataforma Benfeitoria, através do link: https://bit.ly/3m0jF36