Livres em nova fase: que tal fundá-la conosco?

May 3, 2018

Notícias

Se você está lendo essas palavras, é porque começou oficialmente um novo momento do Livres. É com muita alegria que podemos recebê-lo em nossa nova casa virtual. Mas esta não é simplesmente a recepção a um visitante. É um convite para que você se torne um morador habitual. Mais do que isso: que assuma a autoria deste espaço junto conosco.

O Livres foi criado no início de 2016 como fruto e alimento de um sonho: que possamos viver em um país mais livre. Onde o lugar de cada brasileiro e brasileira na sociedade não seja definido por uma sorte do destino, mas por suas próprias escolhas. Onde cada um de nós possa ser protagonista de sua própria vida.

Em meio a um cenário de completo caos político, com as entranhas expostas de um modelo de Estado corrupto e falido, apostamos no improvável caminho de tentar renovar um partido político por dentro, criando um movimento orgânico, de baixo pra cima. Aprendemos muito com essa experiência. E se hoje o Brasil inteiro persevera com a confiança de que sairemos mais fortes desta crise que nos atravessa – a maior recessão de nossa história -, o Livres já pode dizer que enfrentou e venceu o seu maior desafio: unidos por um propósito de liberdade que não abre mão de sua defesa por completo nem admite desvios de integridade, obtivemos o reconhecimento da sociedade brasileira e reforçamos o nosso compromisso de construir novas escolhas.

Desde então recebemos muitas adesões importantes. Sob a presidência vibrante da economista e advogada Elena Landau, a maior especialista em privatizações do Brasil, montamos um Conselho Acadêmico excepcional que, entre outras proezas, reúne dois formuladores dos maiores símbolos dos avanços obtidos pelo país desde a redemocratização: o Plano Real e o Bolsa Família. Unindo as experiências de pensadores que venceram a inflação e combateram a miséria, queremos propor caminhos que levem o Brasil a um novo patamar de desenvolvimento e liberdade.

Trabalhamos muito para tornar possível este lançamento hoje, mas não temos respostas prontas. Precisamos da sua participação ativa para construí-las. Como um associado fundador, ao nosso lado. Certamente haverá muitas dúvidas. Chegaremos às respostas adequadas em conjunto. E para isso estruturamos um grande fórum participativo e um programa de ação setorial que irão possibilitar o seu engajamento na construção das respostas que o Livres e o país precisam.

Neste ano de eleições presidenciais definidoras, o populismo bate na porta, à espreita. E o cartel da velha política age de todas as formas em busca de garantir a própria sobrevivência, sempre às nossas custas. Eles querem que a gente siga sem poder escolher sobre o destino do nosso próprio dinheiro, que continua sendo tragado pelos dutos da corrupção. Não temos tempo a perder e precisamos avançar. O nosso módulo de pré-associação, que garantirá a condição de associado fundador, estará disponível pelos próximos 10 dias, chegando ao fim no dia 13 de maio. Quando completam-se exatos 130 anos da abolição da escravatura, o evento mais liberal da história do Brasil.

Joaquim Nabuco, o grande líder abolicionista, dizia que mais importante do que pôr fim ao estatuto jurídico daquele regime nefasto seria conseguir vencer a obra e os efeitos da escravidão, cicatriz que ainda permaneceria por muitos anos definidora das nossas injustiças. Nós somos herdeiros do abolicionismo e a nossa missão é espalhar o amor à liberdade alheia por todo o Brasil. Não podemos nos deixar enganar: quem é meio livre é, também, meio escravo. Nós escolhemos ser livres por inteiro. Sim, escolhemos. Afinal, para vencer os velhos vestígios da escravidão, nada é mais forte do que criar escolhas. Qual vai ser a sua?