Livres elege membros para Conselho da Juventude em Caruaru

November 29, 2018

Notícias

A Bancada da Liberdade chegou ao Conselho Municipal da Juventude de Caruaru! Em eleição realizada na última quarta-feira, 28, foram eleitos os associados Jarde Rodrigues e Pedro Neves, como membros titulares, além de Jeferson Silva e Rik Daniel, como membros suplentes.

O Conselho Municipal da Juventude é responsável por apreciar as políticas públicas relacionadas a juventude no município, emitindo pareceres com o objetivo de subsidiar a atuação dos poderes executivo e legislativo antes que as leis sejam sancionadas.

O Conselho é composto por um total de 14 cadeiras, sendo 7 eleitas pela sociedade civil (que indica tanto os seus representantes titulares como os suplentes) e outras 7 indicadas pelo poder executivo através das secretarias municipais. A metade eletiva do Conselho é integrada por representantes de organizações que tenham atuação comprovada no município e que são segmentadas na disputa de acordo com o perfil de atuação dos grupos: movimento social, movimento estudantil, ativismo negro, ativismo lgbt, movimento de mulheres, grupo de trabalhadores e grupo de pesquisadores.

O Livres esteve oficialmente na disputa representado por Jarde Rodrigues e Jeferson Silva, respectivamente titular e suplente, na categoria grupo de movimentos sociais. Já os também associados Pedro Neves e Rik Daniel representaram o grupo Caruaru Livre, iniciativa local que reúne jovens empreendedores que atuam na cidade e venceram a disputa na categoria grupo de jovens trabalhadores.

A eleição será homologada com publicação no Diario Oficial da Prefeitura, que definirá a data de posse dos novos conselheiros para o exercício dos mandatos com duração de dois anos. Não há qualquer tipo de remuneração para a função.

Os associados eleitos prometem utilizar seus mandatos no Conselho da Juventude para fiscalizar o poder público com três objetivos principais: iniciar movimentação para revogar leis que atrapalham a atividade econômica; fiscalizar os excessos e intervenções do poder executivo e legislativo na cidade; e propor soluções que tornem Caruaru uma cidade ainda mais favorável ao empreendedorismo e à livre-iniciativa.

Um dos grandes pólos comerciais do interior nordestino e bastante conhecida por sua feira municipal, Caruaru é a cidade mais importante da região Agreste de Pernambuco e exerce grande influência sobre diversos municípios vizinhos.

Conheça os Associados Livres que foram eleitos os novos Conselheiros Municipais da Juventude de Caruaru:

Jarde Rodrigues

Graduando em economia pela UFPE/CAA. Vencedor do Prêmio “Quero ser economista”, promovido em 2016 pelo Cofecon. Participou do estágio participação da Câmara dos Deputados, em Brasília, na edição de dezembro de 2017.

Jeferson Silva

Graduando em Gestão Financeira pela Favip/Devry. Jovem empresário.

Pedro Neves

Economista pela UFAL e colunista na Rádio CBN Caruaru.

Rik Daniel

Analista de sistemas pela UPE.