Livres debate com autora de lei que quer proibir canudos em Curitiba

November 7, 2018

Sustentabilidade

Nesta terça-feira, o Livres Paraná promoveu mais um Livres em Debate, o quinto evento neste modelo realizado na capital paranaense. Desta vez, a pauta foi a proibição dos canudinhos plásticos em Curitiba.

Para isso, convidamos a vereadora Maria Letícia (PV), autora do Projeto de Lei que visa a proibição dos canudinhos plásticos e a obrigatoriedade da utilização de canudos biodegradáveis por estabelecimentos da cidade.

Prezando pelo diálogo e pela participação democrática no ambiente politico, expusemos os nossos motivos para acreditar que a simples proibição pode acabar por não proteger da maneira mais adequada o Meio Ambiente e prejudicará o elo mais fraco da cadeia econômica: os micros e pequenos empresários, bem como aquelas pessoas que, por motivos de saúde, dependem deste produto para poderem se alimentar.

De maneira propositiva, trouxemos para o debate medidas menos intervencionistas, como a idealização de selos construídos junto a associações de empresários do ramo, parcerias com ONGs preocupadas com esta pauta ou mesmo através de campanhas públicas de conscientização, que já são sucesso na cidade.

Com isso reafirmamos nosso compromisso com a construção de uma sociedade mais sustentável e justa, prezando sempre pelo gradualismo, que é marca de nosso movimento: soluções institucionais antes, símbolo da preocupação da sociedade civil pela pauta, democraticamente debatidas, e apenas em últimos casos partirmos para soluções fiscais e regulatórias advindas do Estado.

Agradecemos à Vereadora Maria Letícia por trazer o seu Projeto de Lei para a discussão e por se propor a ouvir a sociedade civil de forma aberta e respeitosa. É assim que o Livres busca construir um país mais livre: dialogando, expondo motivos, levantando dados, racionalizando o debate e defendendo sempre a liberdade.