Livres contra proibição de canudos em João Pessoa

September 26, 2018

Ambiente

Willian Pereira, liderança Livres na Paraíba, está atuando contra uma medida que, apesar de bem intencionada, pode ter consequências negativas para grupos como pequenos comerciantes e pessoas que sofrem de doenças que exigem o uso do aparato. A medida partiu do vereador Tanilson Soares (PSB), que propôs um projeto de lei PL 726/18 para proibir na canetada canudos que não sejam de material biodegradável.

Na segunda-feira, o Willian deu entrevista à TV Tambáu sobre o caso, foi à Câmara de Vereadores representando o Livres contra o projeto e agora está juntando assinaturas para uma petição.

Segundo Willian, há 5 principais motivos para ser contra o projeto:

1. Não há estudos que mostrem que os canudos plástico possuem grande impacto poluidor em nossa região. Pelo contrário, um estudo realizado em praias pessoenses mostrou que apenas 3% dos resíduos sólidos eram de canudos plásticos. É verdade que uma vasta parte da poluição marítima flutuante se deve a plásticos, mas o que estudos internacionais mostram é que uma parte muito pequena da massa de resíduos é de plástico, a maior parte sendo constituída por materiais de pesca, e os países que mais poluem com plástico são os países asiáticos.

2. Não é o momento para aprovar uma lei que torna mais caro produzir em nosso país e fere justamente os mais pobres. Passamos por uma série crise econômica e a diferença de preço entre canudos normais e os biodegradáveis é absurda. Peguemos 1000 unid de canudos normais, pesquise o custo! Aqui, aqui e aqui temos alguns exemplos do preço de canudos plásticos. Aqui, aqui e aqui temos alguns exemplos do preço de canudos biodegradáveis. É mais de 100% de aumento! Esse aumento de custos fere invariavelmente a população mais pobre!

3. Faz o cidadão pagar pelos erros do governo. Nós pagamos nossos impostos para que o governo trate o lixo e não deixe nossas praias e ruas poluídas e é de responsabilidade da EMLUR se nossos resíduos plásticos estão ou não poluindo os nossos mares. Ela deve ser cobrada por isso! NÓS NÃO PRECISAMOS PAGAR DOBRADO, está na hora do governo assumir as suas responsabilidades ao invés de culpar o cidadão! Há tecnologia para isso, como as varredeiras mecanizadas, já em uso na nossa capital.

4. Prejudica pessoas que dependem dos canudos. Pessoas que portam deficiências motoras precisam de canudos plástico, isso não é um luxo para elas, é uma necessidade.

5. Canudos são recicláveis. Diferentemente do que diz o PL, os canudos não são simplesmente “ignorados” no processo de reciclagem e os catadores costumam coletar canudos plásticos em João Pessoa. (Informação obtida junto a cooperativas e empresas de reciclagem da capital).

Você pode ler algumas soluções práticas para o problema, enumeradas pelo Willian, no link.

Se você é contra a proibição, não deixe de contribuir!

Assine a petição!