Livres abre vagas para novos coordenadores de núcleos e setoriais

November 25, 2022

Institucional

O Livres está com processo seletivo aberto para associados interessados em coordenar os núcleos dos estados de Pará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, além da coordenação de três setoriais temáticas do movimento. São elas a setorial de Economia (com uma dupla coordenação), a setorial de Sustentabilidade e de Educação (agora com dupla coordenação). As inscrições vão até o dia 2 de dezembro, às 23h59.

“Os núcleos estaduais e as setoriais temáticas são fundamentais para o Livres, são os espaços onde os associados do Livres se encontram e organizam ações em prol da liberdade”, explica Alan Teixeira, coordenador de núcleos.

Núcleo estadual do Livres no Pará

O núcleo foi coordenado desde 2020 pelo venezuelano, músico e estudante de ciência política, Alejandro Segovia. Neste ano Alejandro passou a fazer uma dupla coordenação com o acadêmico de direito Carlos Ricarte.

Na gestão, ambos se destacaram pelo apoio à líderes e mandatários, principalmente nas eleições de 2020. Além disso, realizaram manifestações contra o aumento do salário dos vereadores de Belém e confraternizações frequentes que mantiveram o grupo unido.

Segovia e Ricarte deixam a coordenação para dar oportunidade a outros associados que queiram se engajar no Livres.

Núcleo estadual do Livres em Santa Catarina

O núcleo é coordenado desde 2021 por Gabriel Canalle e Mariana Machado, ambos estudantes universitários. A dupla deixa a coordenação; Canalle para se dedicar a outros projetos políticos e Machado para se dedicar em sua vida acadêmica e profissional.

Gabriel e Mariana prestaram auxílio para mandatários liberais e trabalharam para avançar projetos de lei pró-liberdade no estado, além de realizarem evento sobre o protagonismo feminino na política.

Núcleo estadual do Livres no Rio Grande do Sul

O núcleo foi coordenado  nos últimos meses pela cientista social Tailize Scheffer, que neste momento está se mudando para outro estado a fim de iniciar um mestrado em Ciência Política.

Durante esse período de coordenação, ela deu apoio aos candidatos do Livres durante as eleições e promoveu reuniões para o planejamento de ações de engajamento.

Setorial de Economia

A setorial de Economia tem o objetivo de trabalhar e debater políticas econômicas liberais a partir de reformas estruturais para o país. O núcleo teve como coordenador o doutor em economia Rafael Richter, que liderou o grupo por dois anos. Richter agora deixa a setorial para se dedicar a outros projetos profissionais.

Neste período, a setorial acumulou uma vasta contribuição através de notas técnicas, artigos e webinars sobre a reforma tributária, reforma administrativa e finanças públicas.

Setorial de Sustentabilidade

A setorial de Sustentabilidade tem o objetivo de estudar e discutir políticas liberais no âmbito de meio ambiente. O núcleo teve como coordenador por cerca de 2 anos o petropolitano e doutor em ciências ambientais Helio Secco.

Nestes dois anos, os principais marcos da setorial foram a realização de debates, webinars, artigos e notas técnicas relacionadas ao mercado verde, crédito de carbono e licenciamentos ambientais.

Setorial de Educação

A setorial de educação tem o objetivo de estudar e discutir políticas liberais na educação. No último ano, a setorial focou suas atividades no estudo das charters schools e do homeschooling. A setorial é coordenada pela professora Alesandra de Paula.

Nos dois anos tendo Alesandra como coordenadora, a setorial realizou diversas contribuições para o Caderno de Políticas Públicas do Livres e avançou nos temas citados anteriormente através de estudos e webinars. O novo coordenador irá dividir coordenação com Alesandra de Paula.

Inscrições

As inscrições para as coordenações dos núcleos e das setoriais podem ser realizadas através deste formulário.