Líderes Livres: “Está mais que na hora de tornar Belém uma cidade mais liberal”, diz Israel Athayde

May 27, 2020

Apresentando os Líderes Livres!

Israel Athayde é pré-candidato a vereador em Belém. Quer conhecê-lo melhor?

Nós realizamos uma entrevista com os candidatos com o selo de Líder Livres para que os nossos seguidores pudessem conhecê-los melhor. Essas são as respostas de Israel Athayde.

Quais são os maiores problemas a serem resolvidos na sua cidade?

Belém tem problemas crônicos. A falta de um lugar para despejar e tratar o lixo doméstico de Belém deve ser uma preocupação mais urgente; o populismo torna os catadores mais dependentes de salvadores da Pátria.

O segundo na lista é mobilidade urbana. Bus Rapid Transit (BRT) foi a grande aposta de Belém para tentar resolver os problemas de mobilidade urbana, mas acabou se tornando um local de corrupção e gastos desnecessários, que a torna hoje um projeto falido e ultrapassado. Sem corredor de tráfego de bicicletas e afins, o acesso para todos lugares é dificultado mesmo com a cidade sendo reta e plana. Patrimônios abandonados e sem uso se tornaram o retrato do abandono do patrimônio histórico, com risco de até pegar fogo.

E por último o saneamento básico. A falta de saneamento básico é uma dos mais graves problemas das cidades da região Norte, inclusive Belém. Os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) colocam a cidade entre as dez capitais brasileiras com os piores índices de saneamento básico. Com base na Pesquisa por Amostragem de Domicílios, (PNAD), o IBGE revelou que 403 mil residências despejam esgoto sem qualquer tratamento direto nos rios. Quem caminha por Belém sente o mau cheiro mesmo em áreas consideradas nobres da cidade. De cada três moradores de Belém, apenas 1 tem acesso aos três serviços que formam o tripé do saneamento: abastecimento de água, coleta de lixo e rede de esgoto, este último item sendo o mais precário. Apenas 31,4% dos residentes na capital paraense estão ligados à rede coletora.

E quais são as suas soluções?

Para o lixo, proponho a criação de um polo de tratamento de lixo e a criação de oportunidades para as cooperativas evoluírem empresarialmente com a reciclagem de lixo, a criação de PPPs de tratamentos de lixo, compostagem e energia renovável através do lixo, e assim ainda ajudar Belém a diminuir sua carga de carbono, criando bons projetos que incentivem a população a usar os 3 Rs (reduzir, reutilizar e reciclar).

Para mobilidade urbana, constitucionalmente, a prefeitura é a responsável pelo serviço de transporte público, que pode ser repassado ao setor privado. Para isso, o município deve fazer uma licitação para escolher as empresas que ofereçam o melhor serviço pelo menor preço. Precisamos fazer pressão para que o prefeito faça as licitações necessárias de modo que as empresas tomem conta de verdade de nossa forma de locomover-se, além de exigir transparência sobre os gastos da BRT. Proponho também a criações de corredores para mobilidade urbana de outros meios de transporte.

O saneamento básico é uma solução imediata, a curto prazo, e o mais sensato é criar um plano municipal de gestão de saneamento básico e resíduo sólidos, propor leis que condicionem eventuais mudanças, e isso só é possível com um igual processo de discussão participativa, por área/região afetada direta ou indiretamente. Está mais que na hora de tornar Belém uma cidade mais liberal, menos dependente do poder executivo, sendo assim um elo acessível entre o cidadão, o legislativo e poder municipal. Pretendo tornar Belém uma cidade mais humana e empreendedora, cumprindo honrosamente minhas atribuições de legislativo, seguindo sempre a Lei Orgânica de Belém de representar, fiscalizar para contribuir com o município, promovendo a governança, a transparência e o controle social.

Siga Israel em suas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook