Kassio Nunes inflou currículo apresentado ao TRF-1

October 7, 2020

Justiça

 O juiz federal do TRF-1 Kassio Nunes, indicado para ocupar a vaga de Celso de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), mentiu sobre a sua formação no currículo apresentado ao Tribunal Regional Federal da Primeira Região. Nele, Marques cita uma pós-graduação em “Contratación Pública” pela Universidad de La Coruña. A instituição, porém, informou ao jornal Estado de São Paulo que não oferece uma pós-graduação no curso.

A universidade também informou que o juiz federal participou apenas de um curso de 5 dias em 2014 chamado “I Curso Euro-Brasileiro de Compras Públicas” como ouvinte. O currículo do ministro também cita um curso de pós-doutorado em Direito Humanos na Universidade de Salamanca. No site da universidade está listado apenas um curso de doutorado em Direito, que foi defendido no dia 25 de setembro.

Segundo documentos obtidos pelo jornal O Globo, Kassio também pode ter plagiado trechos de artigos de outro autor. A reportagem identificou pelo menos três trechos idênticos a trabalhos de Saul Tourinho Leal sobre direito à saúde, nenhum deles com citação bibliográfica.

A indicação de Nunes é apoiada por deputados de esquerda, direita, do centrão e ligados à Igreja Universal. O apoio amplo gerou protestos do pastor Silas Malafaia, que afirmou que o indicado “tem amizade com a turma do PT” e “posição muito dúbia” sobre aborto.

Confira nosso comentário sobre o caso no #LivresNotícia: