José Guilherme Merquior: um intelectual brasileiro #Merquior80

April 16, 2021

Evento

História

O maior pensador do liberalismo brasileiro no século XX completaria 80 anos neste 22 de abril. Vamos celebrar o legado da obra de José Guilherme Merquior em uma conversa com grandes convidados.

Mediação: Paulo Roberto de Almeida
Participação: Bolivar Lamounier, Celso Lafer, Gelson Fonseca e Persio Arida
Apresentação: Mano Ferreira

Trajetória pessoal: 1941-1991
Trajetória intelectual: da juventude à eternidade
Trajetória diplomática: de 1962 a 1991

Produção intelectual: incomensurável, inesgotável

Participação no debate público: um dos poucos, talvez o único intelectual brasileiro com projeção internacional, publicando diretamente em francês, inglês, espanhol.

Impacto na Academia: um gigante em prol de nosso Esclarecimento

Saiba mais sobre os convidados:

Bolivar Lamounier é sociólogo, doutor em Ciência Política, autor de diversos livros, integrou a comissão Afonso Arinos e foi diretor do IDESP.

Celso Lafer é jurista, autor de diversos livros, doutor em Ciência Política, professor emérito da USP e membro da Academia Brasileira de Letras, foi ministro das Relações Exteriores.

Gelson Fonseca é diplomata de carreira desde 1970, doutor em Estudos Estratégicos Internacionais, autor de diversos livros, foi representante permanente do Brasil junto às Nações Unidas, embaixador no Chile, cônsul-geral em Madri e presidente da FUNAG.

Persio Arida é economista, criador do Plano Real, ex-presidente do Banco Central e conselheiro acadêmico do Livres.

Mediação:
Paulo Roberto de Almeida é diplomata de carreira desde 1977, autor de diversos livros, doutor em Ciências Sociais, ex-diretor do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais e conselheiro acadêmico do Livres.