Vereador Jonas Dalagna pressiona e prefeitura cancela edital de R$ 5,4 milhões para jantares de luxo

January 7, 2022

Atuação Parlamentar

Edital da prefeitura de Canoas-RS previa a contratação de serviço para eventos do município com opções de luxo como entrecot e petit gateau no menu.

O vereador Jonas Dalagna (NOVO-RS), associado Livres e membro da Bancada da Liberdade, protocolou uma Ação Popular para impedir que a prefeitura de Canoas gastasse 5,4 milhões de reais com coffee breaks, almoços e jantares de luxo. Após o protocolo da ação, a prefeitura publicou o cancelamento do edital no Diário Oficial.

Segundo o edital nº 350/2021 lançado pela Prefeitura de Canoas, seriam realizadas ações e eventos pelas secretarias, nos quais seriam oferecidos serviços de alimentação pelo município. Dentre itens sugeridos no menu estavam: entrecot com crosta de castanha, risoto de queijo, steak ao molho de cogumelos e petit gateau com sorvete.

Dalagna entrou com a ação solicitando uma liminar para a suspensão do edital, para que a prefeitura não conseguisse levar adiante a contratação deste serviço de alimentação. “A população canoense vive em um momento crescente de desemprego, pobreza e miséria. Não é momento para o poder público despender mais de 5 milhões de reais para festividades luxuosas com pratos servidos à francesa, enquanto a população é quem está pagando por isso”, explicou o vereador.

Em sua justificativa, o associado Livres destacou que durante este ano a prefeitura, por diversas vezes, enviou à Câmara Municipal pedidos de abertura de crédito e de criação de programas sociais, além de publicar a Lei nº 6.476/2021, a qual autoriza a realização de um empréstimo para o município no valor de 50 milhões de reais junto à Caixa Econômica Federal. “Só se solicita empréstimo se há insuficiência nas contas públicas”, reiterou Dalagna.

“Serão 5,4 milhões de reais que não serão gastos com luxos para a prefeitura. Estou muito feliz e satisfeito que a pressão popular surtiu efeito” comemorou Dalagna após o cancelamento do Edital.

Bancada da Liberdade

A Bancada da Liberdade é composta por todos os associados Livres com mandatos. Hoje, ela tem membros em mais de 10 partidos políticos, e todos os membros buscam apoio técnico e político no Livres para tomar decisões e apoiar a atuação parlamentar em dados e evidência, avançando a Liberdade por Inteiro no Brasil.