Irapuã Santana: “A polícia tem que ser uma instituição que protege a população, não que mata”

November 4, 2021

Direito

Convidado do programa Conversa com Bial, da Rede Globo, na última terça-feira (2), o consultor jurídico do Livres Irapuã Santana falou sobre as falhas no funcionamento da justiça brasileira junto ao criminalista Augusto de Arruda Botelho.

Entre os temas abordados, a violência policial no Brasil veio à tona. “Agora há um projeto de colocar câmera nas fardas que acabou reduzindo o número da violência policial exatamente pela ideia da fiscalização que a gente precisa ter”, afirmou Irapuã. “Há muitos vídeos de pessoas sentadas na rua e a polícia já sai batendo… a gente precisa entender a polícia como uma instituição que protege a população, não que prende e mata os negros e mais pobres”.

O advogado também comentou sua pesquisa sobre acesso á justiça. “Uma das preocupações que eu tinha era de saber para quem a gente fala em acesso á justiça e como pensa o cidadão comum sobre a justiça em geral”, contou o consultor jurídico do Livres. “Descobrimos que as pessoas pobres, que ganham até um salário mínimo, preferem ter um prejuízo de mil reais antes de ingressar com uma ação”, revelou.

Confira a entrevista na íntegra aqui.