Intervenção do Ministério Público faz escolas privadas do Sergipe fecharem

May 8, 2020

Educação

O Ministério Público do Sergipe definiu, na última semana, que escolas privadas de ensino infantil não poderiam mais cobrar mensalidades, em função da pandemia do novo coronavírus. A justificativa foi que, para o infantil, não havia a possibilidade de realizar EAD, considerando que elas ainda estão sendo alfabetizadas. A medida é nobre; entretanto, a decisão não provia nenhum tipo de subsídio para as escolas.

Resumidamente, o estado do Sergipe quer que as escolas privadas continuem pagando suas despesas, mas sem terem qualquer entrada de dinheiro.

Livia Ferreira, sergipana, denuncia a situação em seu Twitter: “Meu filho ama a escola dele. Ama demais, adora os amigos, tem um vínculo maravilhoso com as professoras. É lá que ele brinca, é lá que vê amigos, é lá que aprende e cria. A escola empregava 30 pessoas. Hoje a escola acabou. (…) Quando suspenderam a cobrança de mensalidades, houve um movimento muito bonito e mais da metade dos pais conseguiria/se propôs a continuar pagando pelo menos uma porcentagem, depositando na conta e etc. Hoje fizeram os cálculos e a despeito do movimento, não deu. Resolveram demitir a equipe toda. A conta não fechava, não há garantia, não há subsídio, os diretores (que são pessoas ótimas e estavam fazendo o que podiam) decidiram desligar os funcionários enquanto há dinheiro para arcar com os custos rescisórios”.