Inteligência artificial para fiscalizar o governo

December 12, 2018

Reforma do Estado

Deputado estadual eleito em São Paulo, Daniel José – associado Livres – vai é instalar, já no começo de seu mandato, um sistema sincronizado com informações do governo estadual, que analise dados do Executivo para avaliar políticas públicas e seus impactos, em sintonia com o governo do Estado, que terá a partir do ano que vem seu governo fiscalizado por inteligência artificial.

Com a tecnologia será possível, por exemplo, fiscalizar em tempo real gastos do orçamento, de obras públicas, de novos contratos, de aditivos e detalhes da Secretaria da Fazenda.

“Fui eleito para fiscalizar o executivo e faremos isso muito bem por meio de data science, seremos um gabinete Data Driven”, resumiu Daniel José. “Com isso, também poderemos compartilhar as informações para qualquer pessoa, além de ter uma visão de 360 graus de todo o mandato, ouvir e compreender a sociedade, mensurar estratégias de atividade legislativa, identificar qual o nicho e qual o perfil do público que será atingido”.

Para a instalação do software, dois profissionais serão contratados por meio de processo seletivo. Um data scientist, que terá a função de captação de dados e automatização da análise, e um analista legislativo, com a função efetiva de fiscalização do Executivo, analisando contratos, orçamento e políticas públicas.

A ideia é que assim que o sistema detecte qualquer suspeita ou movimentação anormal, os especialistas façam a checagem e a cobrança no Executivo.

Daniel José abrirá em breve processo seletivo também para outras funções em seu gabinete, como vídeo designer, social media, e analista jurídico.