Inscreva projetos no edital para emendas parlamentares do programa Liberta Minas

July 5, 2019

Política

Os deputados estadual Guilherme da Cunha e federal Tiago Mitraud apresentam um processo inovador na destinação das emendas parlamentares dos mandatos. O objetivo é estabelecer um novo padrão de investimento do dinheiro do pagador de impostos.

Mitraud e da Cunha, ambos em primeiro mandato, pretendem tornar a entrega dos recursos um processo transparente, feito com embasamento técnico, resgatando o sentido fundamental das emendas parlamentares. “O que vemos atualmente é que as emendas funcionam como uma forma de garantir a próxima eleição dos deputados, em vez de trazer mais investimento aos estados e municípios”, explica Tiago Mitraud.

Para Guilherme da Cunha, o edital é uma forma de garantir que o dinheiro vá para quem mais precisa. “A distribuição das emendas por meio de critérios técnicos garantirá que o dinheiro do pagador de impostos seja utilizado de forma mais eficiente”, explica. Entre os critérios que serão analisados pelo edital, estão elementos como impacto direto no desenvolvimento local, relação de retornos de investimento e eficiência.

Iniciativas na saúde, educação básica, saneamento básico, geração de emprego e renda poderão receber emendas que estarão disponíveis aos parlamentares a partir de 2020. O envio de projetos e o edital já estão disponíveis no site do programa Liberta Minas.