Guilherme da Cunha responde a perseguição por defender liberdade nos transportes

August 13, 2021

Ação

O deputado estadual Guilherme da Cunha, mandatário Livres em Minas Gerais, recebeu nesta quarta-feira (11) uma notificação do Conselho de Ética da Assembleia Legislativa do estado por defender a liberdade contra o oligopólio no transporte intermunicipal.

Em ato arbitrário, o Conselho de Ética acusa Da Cunha de quebrar o decoro parlamentar por atuar “na defesa do transporte fretado no Estado”. O deputado respondeu à perseguição em suas redes sociais. “Pelo visto, há quem tenha dúvida se é compatível com a dignidade da atuação parlamentar querer que os grandes empresários de ônibus passem a enfrentar a concorrência e que o cidadão tenha direito de escola e possa viajar com mais conforto”, escreveu.

De acordo com Marcelo Sarsur, coordenador da setorial de Segurança e Justiça do Livres, a ação do Conselho de Ética foi lastimável. “É o primeiro caso que tenho notícia de representação ao Conselho de Ética pelo regular exercício do mandato, e não por verdadeira quebra de decoro”, disse Sarsur.

Para o coordenador do Livres em Minas Gerais, Daniel Angotti, é preciso “sair do discurso vazio e corporativista das federações “trabalhistas” comandas pela esquerda brasileira”. “Esperamos coerência e justiça por parte da Comissão de Ética da ALMG e condenamos a tentativa de cercear a liberdade de escolha do mineiro de transitar com menos burocracia, menos estado e mais concorrência”, afirmou.

O Livres lamenta o episódio, se solidariza com o deputado Guilherme da Cunha e reafirma seu compromisso contra a tentativa de censurar as boas iniciativas parlamentares no exercício legítimo de seus mandatos em defesa da liberdade por inteiro.