Guilherme da Cunha impede aumento de privilégios em MG

June 19, 2020

Atuação Parlamentar

A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais manteve nesta quarta-feira (17) o veto do governador Romeu Zema relativo ao aumento salarial de profissionais de diversas áreas do setor público. A articulação de Guilherme da Cunha, deputado estadual associado do Livres, foi fundamental nesse processo.

Cunha trabalhou tentando virar votos até o final desta manhã e, após encerrada a sessão, destacou o trabalho de Igor Eto, secretário de governo, também decisivo para essa que foi a primeira grande vitória do governo de Minas.

“Caso o veto tivesse sido derrubado, só para a categoria da segurança haveria um impacto de R$ 5 bilhões anuais nas contas públicas. Impacto este maior que o provocado pela crise da pandemia do novo coronavírus na arrecadação de Minas Gerais”, explicou Guilherme. 

Eram necessários 39 votos para a derrubada do veto, mas apenas 35 deputados votaram nesse sentido. Ao todo, 33 parlamentares foram a favor da manutenção.

Essa votação impede uma escalada de privilégios para o funcionalismo público em plena pandemia do novo coronavírus e abre caminho para projetos de grande porte como a Reforma da Previdência e vendas de estatais.