Guilherme da Cunha barra aumento de impostos em MG

May 13, 2022

Atuação Parlamentar

Assembleia Legislativa de MG inseriu aumento em PL sobre redução de impostos

O deputado estadual Guilherme da Cunha, membro da Bancada da Liberdade em Minas Gerais, conseguiu barrar nesta terça-feira (11) a votação de emenda pelo aumento de impostos que prejudicaria produtores de leite mineiros. No projeto original, o objetivo seria a redução de impostos para a produção de mel em Minas Gerais. No entanto, o deputado Antônio Carlos Arantes (PL) inseriu uma emenda que, sob o objetivo de incentivar a indústria mineira de laticínios, aumentaria em 12% o imposto a ser pago pelos produtores de leite caso vendessem sua produção para indústrias sediadas em outros estados.

Deputado da Bancada da Liberdade barrou votação da emenda

“O produtor de leite mineiro não vende sua produção para outros estados por maldade ou ódio ao estado”, explicou o deputado mineiro e membro da Bancada da Liberdade Guilherme da Cunha em seu artigo no portal Hoje em Dia. “Vende porque laticínios de outros estados pagam melhor por sua produção, ajudam a colocar mais dinheiro no bolso de sua família e comida na sua mesa. Fazer com que nessas vendas ele tenha que pagar 12% de imposto significa 12% menos dinheiro para sua família, 12% menos comida na sua mesa. Ou então, aceitar ofertas piores vindas de dentro do estado.”

Emenda representaria também prejuízo ao consumidor mineiro

O prejuízo seria também dos consumidores mineiros de produtos lácteos, como o próprio leite, manteiga, queijo e iogurte. O aumento do imposto na cadeia produtiva causado pela emenda inevitavelmente iria impactar o preço desses produtos, prejudicando a todos e aumentando a inflação. “São batalhas como essa que comprovam que a coragem e a capacidade técnica são diferenciais essenciais para uma boa atuação parlamentar”, escreveu da Cunha em suas redes. A proposta será agora debatida em audiência pública.

Guilherme da Cunha é membro da Bancada da Liberdade

O deputado mineiro Guilherme da Cunha é associado Livres e membro da Bancada da Liberdade, que reúne mandatários Livres. Alinhados aos nossos princípios, eles atuam em defesa da Liberdade por inteiro desde as esferas municipais até a federal. Acompanhe o trabalho de Guilherme da Cunha através das redes sociais.