Gabriel Azevedo em Guia Prático para deputados

December 18, 2018

Política

Gabriel Azevedo, associado Livres, está fazendo um mandato exemplar como vereador em Belo Horizonte. Para expandir as boas práticas implantadas em sua atuação, premiada e conectada com o eleitor através do app Nosso Mandato, o Gabriel colaborou com o Guia Prático Para Liderar Seu Mandato. A iniciativa, uma parceria do RenovaBR e do Centro de Liderança Pública (CLP), traz em linguagem didática dicas de funcionamento de um gabinete transparente, participativo e enxuto.
Com maior índice de renovação no Congresso Nacional desde 1990, o guia busca evitar erros comuns e fáceis de contornar, que podem se estender pelos 4 anos de mandato caso não sejam esclarecidos. Uma dessas questões é a falta de participação do eleitor nas decisões do eleito. Indicando iniciativas já existentes como cases de sucesso, o guia mostra opções de práticas e ferramentas para aumentar a transparência. O Nosso Mandato, aplicativo idealizado pelo Gabriel Azevedo e desenvolvido pela sua equipe, é uma dessas ferramentas.
O app disponibiliza para o eleitor um contato direto e facilitado com o seu representante na câmara de vereadores. Através do aplicativo, o usuário pode acompanhar a pauta de votações, opinar sobre projetos de lei e informar sobre problemas da cidade que precisam da atenção do vereador, além de agendar reuniões com o próprio Gabriel. No começo de dezembro, o Nosso Mandato foi também premiado pela StatupShow, competição pela iniciativa mais disruptiva no circuito de inovação do país, e vai ao Vale do Silício – hub de inovação na Califórnia, nos EUA, para continuar avançando como plataforma.
Além da transparência, o guia aborda questões burocráticas como orçamento, legislação específica e formação de equipe também são abordadas, além de menções a instituições que podem ajudar e servir como rede de apoio para o parlamentar. Para quem busca entender melhor para poder fiscalizar as práticas parlamentares como cidadão, é também um ótimo material.
Acesse o guia aqui.