Gabriel Azevedo, associado Livres, está fazendo um mandato exemplar como vereador em Belo Horizonte. Para expandir as boas práticas implantadas em sua atuação, premiada e conectada com o eleitor através do app Nosso Mandato, o Gabriel colaborou com o Guia Prático Para Liderar Seu Mandato. A iniciativa, uma parceria do RenovaBR e do Centro de Liderança Pública (CLP), traz em linguagem didática dicas de funcionamento de um gabinete transparente, participativo e enxuto.
Com maior índice de renovação no Congresso Nacional desde 1990, o guia busca evitar erros comuns e fáceis de contornar, que podem se estender pelos 4 anos de mandato caso não sejam esclarecidos. Uma dessas questões é a falta de participação do eleitor nas decisões do eleito. Indicando iniciativas já existentes como cases de sucesso, o guia mostra opções de práticas e ferramentas para aumentar a transparência. O Nosso Mandato, aplicativo idealizado pelo Gabriel Azevedo e desenvolvido pela sua equipe, é uma dessas ferramentas.
O app disponibiliza para o eleitor um contato direto e facilitado com o seu representante na câmara de vereadores. Através do aplicativo, o usuário pode acompanhar a pauta de votações, opinar sobre projetos de lei e informar sobre problemas da cidade que precisam da atenção do vereador, além de agendar reuniões com o próprio Gabriel. No começo de dezembro, o Nosso Mandato foi também premiado pela StatupShow, competição pela iniciativa mais disruptiva no circuito de inovação do país, e vai ao Vale do Silício – hub de inovação na Califórnia, nos EUA, para continuar avançando como plataforma.
Além da transparência, o guia aborda questões burocráticas como orçamento, legislação específica e formação de equipe também são abordadas, além de menções a instituições que podem ajudar e servir como rede de apoio para o parlamentar. Para quem busca entender melhor para poder fiscalizar as práticas parlamentares como cidadão, é também um ótimo material.
Acesse o guia aqui.