Em 1 ano, partidos aumentam em 48% gastos com advogados

October 1, 2019

Webinário Livres

O que você acha de pagar, com seu dinheiro, a contratação de advogados para defender políticos acusados de corrupção? Um dos pontos mais escandalosos da nova lei dos partidos políticos amplia essas possibilidades, mas esse é um fenômeno que não apenas já existia como já estava crescendo. Reportagem do Estadão hoje destaca o aumento de 48% dos gastos dos partidos com pagamentos de advogados entre 2017 e 2018.

A mudança na lei – já sancionada por Bolsonaro na sexta-feira da semana passada – foi uma reação da classe política a decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que havia endurecido o entendimento sobre o uso de recursos do Fundo Partidário para pagar a defesa de filiados.

Como devemos encarar essa nova regulação? Qual o papel dos movimentos cívicos diante dessa nova realidade e de que forma eles devem se relacionar com os partidos? Estas e outras questões serão discutidas no Livres Webinar desta semana, com o tema Partidos, movimentos e os desafios da democracia, reunindo o cientista político Marcelo Issa, diretor da ONG Transparência Partidária, e a especialista em compliance Marília Dantas, coordenadora estadual do Livres na Paraíba.

O Livres Webinar é gratuito e ajuda a consolidar o entendimento do Livres sobre os principais debates em curso na sociedade brasileira. Faça sua inscrição agora mesmo clicando aqui.