Elena Landau: “Bolsonaro nunca foi a favor de privatizações”

August 13, 2020

Economia

Em entrevista à CNN Brasil na noite desta quarta-feira (12), a economista Elena Landau, presidente do Conselho Acadêmico do Livres falou sobre o cenário de privatizações no governo Bolsonaro após o anúncio do pedido de demissão de Salim Mattar, ex-secretário de Desestatização do ministério da Economia, e Paulo Uebel, ex-secretário de Desburocratização da pasta.

“Começa dando errado porque temos um presidente da República que nunca foi a favor da privatização”, conta Elena ao apresentador William Waack. “Segundo que o ministro Paulo Guedes perdeu a oportunidade de, logo no início do mandato quando ele tinha o apoio de toda a sociedade, emplacar com reformas liberais de fato.”

Elena também lembrou que resistência política à privatizações não é novidade no Brasil. “Resistência de fisiologistas, de corporações e de sindicatos fazem parte. Uma pessoa que vai para o governo tem que estar preparada para lidar com essa resistência e ter habilidade para superar isso e implementar seu programa”, disse. “A privatização foi feita sempre, apesar da política.”

De acordo com a economista, não há esforço do governo para convencer a sociedade sobre as privatizações. “Guedes e Salim entraram lá com uma ideia de ‘vou dizer o que é bom e todos me obedeçam’. Não se faz política assim”, frisou. “É uma crise anunciada.”

Confira a entrevista na íntegra:

Elena também falou sobre o tema no podcast Café da Manhã, da Folha de São Paulo. Ouça aqui.