“É preciso nascer uma nova florada de políticos”, afirma Humberto Laudares

June 8, 2018

Notícias

Líder Livres em São Paulo, o especialista em políticas públicas e desenvolvimento Humberto Laudares lançou sua candidatura a deputado federal na última quartafeira para uma plateia que lotou o Circolo Italiano, no Centro da capital paulista. Da safra atual de caras novas da política, Laudares, que também é co-fundador do Movimento Onda Azul, Agora! e RenovaBR, defendeu três bandeiras centrais: modernizar a economia, igualar oportunidades e fortalecer a democracia.

“Só se muda a política como ela está aí hoje se trocarmos o software. Enquanto não houver renovação, o que a gente vai ver em Brasília é uma repetição, sem nascer uma nova florada de políticos dispostos e preparados para contribuir. Sou candidato porque acredito que a transformação da nossa realidade será pela política”, discursou Laudares.

Aos 38 anos, o pré-candidato é Ph.D em Economia e tem larga experiência em políticas públicas. Foi economista do Banco Mundial, em Washington, Diretor de Investimentos Estratégicos do Governo de São Paulo e assessor da presidência da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado.  

Em 2013, morando na Suiça, onde fez o Ph.D em Economia, Laudares decidiu deixar o país e voltar ao Brasil. Era o ano das manifestações de junho. O economista e professor sentiu, ali, uma necessidade de entrar na política e transformar a indignação em ação. “É pela política que vamos conseguir transformar algo.  E me sinto preparado para ir a Brasília e fazer diferente. Não é possível mudar fazendo tudo do mesmo jeito como está aí. Nós precisamos de modelos diferentes”, destacou Laudares.

E já na sua pré-campanha, ele está fazendo diferente. Sem a estrutura milionária comum a campanhas no Brasil e repletas de padrinhos políticos, Laudares tem percorrido universidades, fóruns, organizado eventos dos movimentos sociais e usado bastante as redes sociais para ouvir e dialogar.

VAQUINHA – Também tem sido um sucesso o crowdfunding, a chamada vaquinha virtual. Na primeira hora do lançamento, Laudares conseguiu arrecadar R$ 12 mil. “A própria vaquinha virtual é um jeito de fazer diferente, de nos aproximar do eleitor, de dar transparência à nossa campanha”, explica Laudares.

Para ele, o que diferencia um político profissional de um político por vocação são suas práticas. “Não vale tudo pelo voto. Na minha campanha não vai ter compra de voto e nenhum apoio desse tipo. Podem me chamar de sonhador”, disse Humberto Laudares, em seu discurso.

Você também pode contribuir para a campanha de Humberto Laudares.