Documento sobre diretrizes para superar a pobreza, escrito por conselheiros acadêmicos do Livres, é publicado

August 19, 2022

Economia

Nesta quinta-feira (18), foi divulgado o artigo Diretrizes para o desenho de uma política para a superação da pobreza. O documento foi escrito pelos economistas e membros do conselho acadêmico do Livres, Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e criador do Bolsa Família, e Laura Muller Machado, secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e professora do Insper.

Documento sugere programa para dar oportunidades aos mais pobres

O documento apresenta sugestões para a superação da pobreza a partir de pressupostos simples. O artigo ainda propõe um modelo de assistência social, com a junção de transferência realizada, a partir do foco em quem mais precisa (por exemplo, o Bolsa Família e o Auxílio Brasil), com um acompanhamento das famílias vulneráveis.

“A ideia desse programa é as pessoas voltarem a ter um projeto de vida, voltarem a sonhar com uma vida melhor e mostrar que, com o devido apoio da sociedade, esse sonho pode ser concretizado, não precisa de uma revolução para garantir a superação da pobreza”, afirma Paes de Barros.

O programa idealizado é baseado em cinco eixos: 1. Foco em quem mais precisa; 2. Atendimento personalizado e integrado; 3. Prioridade dos que mais precisam a serviços e oportunidades; 4. Confiança das famílias e dos agentes públicos de que superar a pobreza pela inclusão produtiva é possível; 5. Contínuo monitoramento, avaliação e correção de rotas.