Conselheiros acadêmicos do Livres debatem Estado brasileiro no evento Derrubando Muros

September 17, 2021

Reforma do Estado

Na última terça (14) e quarta-feira (15), os conselheiros acadêmicos do Livres Elena Landau e Persio Arida participaram da segunda edição do evento Derrubando Muros, uma iniciativa do grupo homônimo em parceria com o canal Meio e o portal Jota. O tema desta edição foi “Que Estado precisamos?”.

Ex-diretora de privatizações do BNDES, Landau defendeu um Estado nos moldes da democracia liberal. “O Estado hoje não tem capacidade de dar conta da comunidade direta”, explicou a economista. “Ele tem que prover meios para que a comunidade floresça, encontre suas soluções, mas lá de Brasília ele não consegue dar conta de todas essas necessidades”, disse.

O economista Persio Arida, ex-presidente do Banco Central, criticou as atitudes do governo federal em relação à abertura comercial. “A gente sabe que país emergente que cresce é sempre país com economia aberta e o Brasil ainda tem a economia muito fechada”, destacou Arida. “Não precisamos de estatais para conduzir para conduzir políticas públicas”, frisou.

Assista aos painéis na íntegra: