Com Chicão Bulhões na pasta de Desenvolvimento Econômico, Rio gera 22 mil novos empregos formais no primeiro semestre

August 25, 2021

Economia

Após um ano marcado pela crise do Coronavírus, a economia do Rio de Janeiro mantém o ritmo de recuperação. Só no primeiro semestre de 2021 foram gerados 22 mil novos empregos formais, segundo dados do Caged, sendo a maior parte no setor de serviços. Mais de 60% desses empregos foram gerados nos meses de maio e junho, o que confirma a tendência de retomada da economia É o que mostra a terceira edição do Boletim Econômico do Rio, uma publicação mensal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS).

Outro índice que demonstra o aquecimento do mercado é o Indicador de Atividade Econômica do Rio (IAE-Rio), que acumula uma alta real de 2,3% em 2021 (até maio), em comparação com o final de 2020. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IAE-Rio cresceu 13,5%. Os dados positivos fizeram a Secretaria rever a expectativa de crescimento do PIB, aumentando para 5,4%, após a queda estimada de 5,6% em 2020.

“O ano passado foi muito cruel para a economia mundial. Graças à vacina, os mercados estão se recuperando e podemos dar boas notícias aos cariocas. A expectativa é de um segundo semestre ainda mais aquecido, com mais geração de empregos e renda para a população”, comenta o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação, Chicão Bulhões.

A taxa de inflação no Rio nos últimos 12 meses terminados em junho foi de 6,8%, abaixo da taxa brasileira (8,3%). A alta dos preços no Rio foi puxada principalmente pelo aumento de 13,1% na alimentação do domicílio e de 9,6% nos preços administrados pelo governo (gasolina, gás e energia elétrica).