Clube do Livro do Livres anuncia programação para 2021

February 4, 2021

Clube do Livro

O Clube do Livro chega na sua segunda temporada com uma programação mais compacta e adaptada considerando os aprendizados do primeiro ano. Em 2021, o foco de análise migrará para os seguintes tópicos: entender como as ideias liberais começaram a ser incorporadas no Brasil oitocentista, avaliar as contribuições dos liberais para o fortalecimento da democracia liberal dentro e fora do Brasil no século XXI, identificar quais foram as respostas que a tradição liberal deu para as demandas por um mundo mais igualitário no século XX e como o liberalismo pode nos preparar para o século XXI.

Sai de cena, portanto, a análise focada exclusivamente na leitura de autores do cânone do liberalismo clássico. No lugar, o cronograma trabalhará com autores contemporâneos e uma abordagem interdisciplinar, que cruza economia, filosofia política, história das ideias e filosofia da educação. Do estudo da novidade totalitária à busca por uma educação que seja uma máquina de formação democrática, o objetivo geral deste cronograma é mostrar aos participantes do clube como as ideias liberais foram colocadas em prática e os desafios que existiram e existem durante esse processo.

O cronograma prioriza leituras que sejam de fácil acesso nos meios impressos e digitais e que, preferencialmente, não tenham restrições para o acesso gratuito. Os textos principais serão acompanhados de textos complementares, que ajudam a ampliar o escopo da discussão, situar os debates e autores em seu contexto histórico e mostrar contrapontos e diálogos existentes. Deste modo, buscaremos promover um debate aberto ao contraditório, que não se recuse a pensar criticamente os erros e acertos dos liberais, assim como os limites de nossas ideias.

Estrutura

Em contraponto ao primeiro ano, a segunda temporada do Clube do Livro abandonará a leitura de obras completas e optará por capítulos de livros e artigos acadêmicos. Os participantes contarão com um grupo de WhatsApp para o debate dos temas, sugestões, feedbacks e contato direto com a organização do clube.

Além dos textos complementares, os participantes contarão com a publicação de um texto no site do Livres, que cobrirá em termos gerais o tema do debate do mês. Cada encontro ocorrerá aos domingos e terá transmissão pelo YouTube, sempre às 20h. Confira a programação completa:

  • 1. A democracia e o totalitarismo em debate, com Hannah Arendt e Tzvetan Todorov [28 de fevereiro]
  • 2. Quem é liberal? – as disputas em torno do ideal de liberdade brasileira no século XIX [28 de março]
  • 3. A invenção do comício de rua pelo liberalismo brasileiro e os debates de 1860 [2 de maio]
  • 4. Construindo uma educação para a democracia com Anísio Teixeira [30 de maio]
  • 5. Que república queremos? As disputas em torno do olhar republicano para a sociedade [27 de junho]
  • 6. A República modernizadora e o tempo do liberalismo oligárquico [1 de agosto]
  • 7. O homem massa como risco ao liberalismo e à democracia moderna com Ortega Y Gasset [26 de setembro]
  • 8. Raymond Aron e a crítica ao ópio intelectual marxista. [31 de outubro]
  • 9. O liberalismo em luta contra a desigualdade com Ronald Dworkin [28 de novembro]
  • 10. Isaiah Berlin, diferentes percepções sobre liberdade [19 de dezembro]

O clube é coordenado por Guilherme Magalhães, graduando em História pela UFMG, líder Livres e militante político há 11 anos.

Seja um associado e faça parte do nosso Clube do Livro. Mais informações em eusoulivres.org/participe.