Câmara de BH aprova emenda de Marcela Trópia que amplia o ensino integral na capital mineira

December 18, 2021

Atuação Parlamentar

Na última semana, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou a Lei do Orçamento Anual (LOA) de 2022 e o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG) para os próximos quatro anos. Dentre as emendas aprovadas, está a proposta da vereadora Marcela Trópia, que amplia o atendimento em tempo integral das escolas do ensino fundamental da rede municipal de Belo Horizonte.

“Em 2022, a Prefeitura de Belo Horizonte tem como objetivo cobrir 30% da rede municipal com o ensino integral. Minha emenda propõe que, a partir de 2023, essa cobertura seja ampliada gradualmente, alcançando 50% da rede de ensino até 2025”, explicou Marcela Trópia.

Com base nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), os alunos que estudam em escolas de tempo integral tiveram uma pontuação 63% maior do que os alunos de escolas regulares. Outro estudo do Instituto Sonho Grande, realizado em Pernambuco e publicado em 2019, apontou que a probabilidade de o estudante ingressar no Ensino Superior é 17 pontos percentuais maior se ele for egresso do Ensino Médio em tempo integral.

“Com a aprovação da proposta, teremos a possibilidade de melhorar índices educacionais de BH substancialmente nos próximos anos”, afirmou a vereadora.

A emenda segue agora para sanção do prefeito.