Brasil é um dos países que mais gasta com servidores públicos no mundo

October 27, 2020

Reforma do Estado

O Brasil é um dos países que mais gasta com servidores públicos ativos e inativos no mundo. Os dados foram obtidos por um levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria) a partir de uma lista de mais de 70 países catalogados pelo FMI (Fundo Monetário Internacional).

Segundo a nota econômica “O peso do funcionalismo público no Brasil em comparação com outros países”, gastamos 13,4% do PIB em 2018 em todos os níveis federativos com o pagamento de salários e aposentadorias. O Brasil está a frente de países como Suécia (12,7%), França (12,1%), Itália (9,5%) e Alemanha (7,5%). Nosso gasto também está acima de outros países latinos, como Colômbia (6,4%) e Chile (6,9%).

O prêmio salarial do funcionalismo público, que é o valor que os servidores ganham além do que receberiam em cargos semelhantes na iniciativa privada, também está acima da média. No setor público federal, a vantagem salarial é de 67%. Já nos servidores estaduais, o valor é de 31%. Na média dos 70 países pesquisados, o prêmio salarial é de 16%.

Confira nosso comentário sobre os dados no #LivresNotícia: