Associados do Livres em Goiânia lançam campanha #ApoieUmaMenina para combate à pobreza menstrual

November 12, 2021

Ação

No Brasil, uma em cada quatro adolescentes não tem acesso a absorventes durante o período menstrual. Pedaços de pano, miolo de pão e folhas de jornal são alternativas utilizadas por várias dessas jovens. É o que aponta o relatório Livre para Menstruar, feito pelo movimento Girl Up.

E não precisa de muito esforço pra saber que quem não tem acesso a higiene básica não é livre.

Por isso, somando forças às campanhas nacionais de combate à pobreza menstrual, Caetano Zani – estudante e associado ao Livres em Goiás – está liderando uma campanha de arrecadação de absorventes. A meta é arrecadar dois mil pacotes até o dia 01 de dezembro, a serem doados a hospitais públicos na cidade e ao CEVAM – Centro de Valorização da Mulher de Goiânia, que atua no acolhimento e apoio a mulheres em situação de vulnerabilidade.

A ação está sendo realizada pelo LIVRES em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Goiânia e dos movimentos União da Juventude Livre (UJL) e Students For Liberty Brasil (SFLB). Os interessados em contribuir com a campanha podem fazer doações através de uma “vaquinha” que ficará aberta durante todo o mês de novembro: http://vaka.me/2503324

Os moradores de Goiânia também podem doar absorventes íntimos se dirigindo a um dos vários pontos de coleta espalhados pela cidade:

Loja Lashê

St Oeste, Av Castelo Branco n° 490

Ingoh Matriz

Rua 87, 598 – St Sul .

Ambiente Skate Shop

Rua, T30, 2621, Setor Bueno;

Rua 3, 84, Centro;

Passeio das Águas Shopping;

Secretaria Municipal de Direitos Humanos

Rua 99, 66, St. Sul.

Doe, ajude a combater a pobreza menstrual e a promover mais LIBERDADE!