Um novo aplicativo para controlar a frequência nas escolas e que permite a correção de provas on-line foi um dos projetos apresentados pelo prefeito de Teresópolis Vinicius Claussen, associado do Livres, durante o evento que marcou a abertura do ano letivo na rede municipal de ensino.

O encontro reuniu, nesta segunda-feira (05), professores, equipes diretivas e administrativas da Secretaria Municipal de Educação. A atividade integra o Programa de Formação Continuada da secretaria.

O aplicativo anunciado pelo prefeito Vinicius Claussen é o ‘Mira’, que possibilita fazer a frequência escolar, diário escolar e correção de provas de forma informatizada. A princípio, o projeto será voltado para o segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e poderá ser utilizado pelo professor que optar pela experiência. Outra ação direcionada à Educação é a continuidade e ampliação do ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’ (JEPP), realizado no Centro Educacional Helena de Paula Tavares (CEHPT), primeira escola a receber o projeto. A atividade é do Sebrae, em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação.

Em sua fala aos profissionais da Educação, o prefeito também exaltou as conquistas já alcançadas em sete meses de gestão e pontuou as metas para 2019 no segmento: “É uma alegria imensa participar desse encontro que inicia o ano letivo de 2019. Tenho certeza de que esse será um ano de muitas realizações e consolidação das boas ações. A missão do professor é louvável: formar e transformar vidas. Transformar crianças em adultos do bem. Nosso desejo é que Teresópolis seja referência no estado”, disse Vinicius Claussen.

Os professores também receberam as boas-vindas da gestora da pasta, Rosana Mendes; ouviram um depoimento da escritora Ana Maria Machado e participaram de um workshop com as professoras Érica Neves e Gisele Aguiar.

A secretária de Educação, Rosana Mendes, destacou o papel do professor como fundamental na formação cidadã dos alunos. “É muito prazeroso receber todos que integram a Educação para este encontro. Agradeço o apoio e a valorização que o prefeito Vinicius Claussen tem dado à Educação. Esse incentivo nos ajuda a realizar projetos que trazem alegria e estímulo aos nossos professores. São eles que fazem verdadeiramente o trabalho, dentro de sala de aula, com amor e dedicação, contribuindo para o futuro de nossos alunos”, frisou Rosana Mendes.

Escritora

Com 22 obras voltadas para o público infantil, Ana Maria Machado ressaltou o início de carreira em Teresópolis e a importância da leitura para as crianças. “Meu primeiro livro, ‘Água Viva’, foi escrito em 2003, aqui em Teresópolis. É sempre uma emoção participar dos projetos de incentivo à leitura nas escolas da cidade. Hoje fui convidada pela Secretaria para conversar com os professores sobre a importância da positividade de sentimentos, conteúdo do meu livro ‘Olhos da Terra’”. A obra foi lançada em 2012, pela editora Imperial Novo Milênio.

A escritora também é integrante do ‘Ama Leitura’, voltado para a formação de professores e mediadores de leitura, feito pelo Sesc Teresópolis em parceria com a Academia Teresopolitana de Letras.