Anne Dias questiona evento partidário que seria realizado na UFPR

July 28, 2022

Política

Associada Livres e pré-candidata à deputada estadual pelo partido NOVO, Anne Dias protocolou um pedido de suspensão do evento “Comitê Popular de Luta da UFPR”, que seria realizado na tarde desta terça-feira (26), no Teatro da Reitoria, no centro de Curitiba/PR. O pedido foi feito pois o Regimento Geral da Universidade Federal do Paraná (UFPR) proíbe a realização de atividades político-partidárias promovidas por entidades estudantis em espaços públicos na instituição.

Evento contraria artigo do Regimento Geral da UFPR

Entre os organizadores do evento estava Carol Dartora, Professora Josete e Ana Júlia, três pré-candidatas ao cargo de deputada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Além disso, o artigo 176 do Regimento Geral da UFPR afirma que “a representação estudantil terá por objeto promover a cooperação da comunidade acadêmica e o aprimoramento da instituição, vedadas atividades de natureza político-partidárias”.

“O PT quer criar um comitê de campanha dentro da UFPR, às vésperas das eleições. Isso é ilegal. O evento é claramente partidário. Além das pré-candidatas do partido, o cartaz de divulgação traz um L em referência ao Lula, e uma estrela do PT”, afirmou Anne Dias. “Em 2018, tentei organizar um evento com o Henrique Meirelles, na época pré-candidato à Presidência, e fui barrada pela universidade com base no Regimento Geral, que proíbe atividades político-partidárias”.

Fundo eleitoral é utilizado para custear despesas de eventos

Por fim, a pré-candidata Anne Dias questionou também o financiamento da campanha, em que o PT irá receber cerca de R$ 500 milhões do Fundo Eleitoral para custear despesas como aluguel de espaços para realizar eventos. Anne afirma que não é justo usar dinheiro público para bancar campanhas eleitorais. “Agora, além de utilizar esta verba, o PT quer utilizar um espaço público da Universidade Federal do Paraná para promover suas candidaturas. Isso é ilegal e vamos combater este tipo de atitude”, disse.

Acompanhe o trabalho de Anne Dias através de suas redes sociais.