André Vechi avança com revisão do Plano Diretor e desburocratizações em Brusque

June 8, 2021

Atuação Parlamentar

Em menos de seis meses de mandato, o vereador André Vechi (DC), associado do Livres na cidade de Brusque (SC), já está avançando com pautas liberais de extrema importância a nível municipal. Em pronunciamento na sessão da última terça-feira (1°), o vereador comentou sobre seus trabalhos junto ao Executivo em relação ao planejamento para a revisão do Plano Diretor da cidade.

O vereador relatou uma reunião realizada com Leonardo Schmitz, presidente do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), e André Felipe Bozio, o diretor de planejamento urbano da pasta, com apresentação de um cronograma para que a Câmara acompanhe as ações. “A importância de nós participarmos desse trabalho durante toda a sua construção é para que a gente não corra o risco de que quando os projetos de lei vierem do Executivo, tenhamos que começar a analisá-los do zero”, disse.

Vechi informou que, após a definição da empresa que prestará o serviço de suporte à revisão, será iniciada a fase de estudos, definição de cenários futuros e realização de audiências públicas para participação popular. Segundo o mandatário Livres, a previsão é que os projetos de lei referentes ao plano aportem na Câmara entre o fim de 2022 e começo de 2023. “Acredito que será a principal pauta que a gente vai discutir nesta legislatura”, previu.

No plenário, o vereador também apresentou ações recentes da Comissão Especial de Revisão Legal, que cumpriu durante a semana passada uma agenda de reuniões com a Secretaria da Fazenda, a Fundação do Meio Ambiente de Brusque (Fundema) e a Vigilância Sanitária. Os representantes da administração municipal apresentaram aos membros da comissão informações a respeito dos processos pertinentes a cada órgão para abertura e manutenção de empresas na cidade.

Brusque hoje é a cidade em que se demora menos tempo em todo o estado para a abertura de uma empresa, com média de um dia e 8 horas. “Mérito de uma equipe técnica que tem trabalhado há muitos anos na Prefeitura, nos últimos três ou quatro, pelo menos, focada nessa questão da desburocratização”, avaliou Vechi. “Não estou dizendo que não pode melhorar, muito pelo contrário, nas reuniões da comissão vimos que podemos melhorar muito nos próximos anos”, concluiu.

Acompanhe as ações do vereador André Vechi em suas redes sociais.