Aliados de Bolsonaro são alvos de nova operação da PF

June 16, 2020

Política

Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Federal cumpriu 21 mandados de busca e apreensão em seis estados em nova operação que mira bolsonaristas envolvidos em manifestações antidemocráticas.

Os mandados foram requeridos pela Procuradoria-Geral da República (PGR) com autorização de Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Há suspeita de que os envolvidos cometeram crimes previstos na Lei de Segurança Nacional.

Entre os principais alvos estão o deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), conhecido por quebrar uma placa com nome de Marielle Franco em 2018; Luís Felipe Belmonte, advogado e um dos principais nomes do Aliança pelo Brasil; Sérgio Lima, marqueteiro do novo partido de Bolsonaro; e Allan Santos, blogueiro do site Terça Livre.

Também estão envolvidos os blogueiros Alberto Junio da Silva, Ravox Brasil, Emerson Teixeira, Fernando Lisboa e Valter Cesar Silva Oliveira, além da dupla Ernani Fernandes Barbosa Neto e Thais Raposo do Amaral, responsáveis por páginas bolsonaristas removidas das redes em 2019 por conta de fake news.

A operação estava planejada para acontecer antes da ação contra bolsonaristas desta segunda-feira, que culminou na prisão temporária de Sara Winter e outros cinco ativistas de extrema-direita, mas as prisões foram consideradas mais urgentes.

O Livres Notícia analisou a operação de ontem no programa desta terça-feira (16). Confira: