Líderes Livres: “A ideia é combater o processo que empurra as pessoas para as bordas da cidade”, diz Marcela Trópia

May 13, 2020

Eleições

Apresentando os Líderes Livres!

Marcela Trópia (NOVO-MG) é pré-candidata a vereadora em Belo Horizonte. Quer conhecê-la melhor?

Nós realizamos uma entrevista com os candidatos com o selo de Líder Livres para que os nossos seguidores pudessem conhecê-los melhor. Essas são as respostas de Marcela Trópia.

Quais são os maiores problemas a serem resolvidos na sua cidade?

Para que Belo Horizonte tenha cidadãos livres de verdade, temos que começar falando das nossas crianças e da educação que estão recebendo. Apesar de termos bons exemplos de parcerias entre a iniciativa privada e a rede municipal, a realidade é que muitas crianças em BH ainda estudam em escolas sem qualquer estrutura.

Também é fundamental destravar a vida de quem faz a cidade acontecer. Praticamente todo morador de BH se estressa com o trânsito. Os números mostram que já ultrapassamos São Paulo e agora possuímos o recorde brasileiro de tempo gasto parado no trânsito.

Para quem empreende na cidade, a burocracia é um verdadeiro freio. BH é um lugar repleto de gente criativa e corajosa, que vai alçar voos ainda maiores se tiverem mais liberdade para trabalhar.

Por fim, é preciso tornar nossa cidade funcional e resiliente às crises econômicas e ambientais. Nosso plano diretor, lei que rege o desenvolvimento urbano da cidade, está tornando BH uma cidade cara de ser viver e horizontalizada, expulsando os mais pobres para áreas de risco. Tampouco podemos parar toda vez que chega a época de chuva.

E quais são as suas soluções?

Na educação, defendo que os recursos sejam usados com mais inteligência, com métodos de gestão como rodízio de professores e avaliação de desempenho, além de práticas como a política de vouchers e terceirização dos serviços não-pedagógicos das escolas.

Para melhorar o trânsito, não há outra solução senão parar de focar do alargamento das ruas e avenidas. Precisamos de mais opções de transporte, garantindo às pessoas liberdade de escolha ao se movimentar e diversidade de trajetos. Quebrar o monopólio das linhas de ônibus é um começo importante.

No setor econômico, precisamos urgentemente de acabar com a burocracia. O primeiro passo é fazer valer a Lei da Liberdade Econômica por aqui. Também existem muitas leis desnecessárias que podem ser revogadas, trazendo mais liberdade para as pessoas trabalharem.

Por fim, defendo que a completa revisão do plano diretor, para que possamos ter mais liberdade de ocupação na cidade e mais adensamento nas regiões centrais. A ideia é combater o processo que empurra as pessoas para as bordas da cidade, facilitando o acesso nas áreas mais centrais. Precisamos de mais gestão urbana, focada em alcançar uma cidade resiliente, e menos planejamento urbano, que enrijece Belo Horizonte e limita a nossa liberdade.

Assista ao vídeo de apresentação de Marcela clicando aqui. Siga-a em suas redes sociais:

https://www.facebook.com/marcela.tropia/

@marcelatropia no Instagram e também no Twitter