4 dicas para transformar sua ideia de projeto social em realidade

August 5, 2021

Ação

Mudar a vida das pessoas que mais precisam e criar uma verdadeira transformação na realidade do seu bairro ou da sua cidade não é tarefa fácil. Porém, esse é um dos nossos papeis no Livres como entidade e nós podemos te ajudar.

Nossa líder Karla Falcão (foto), por exemplo, já coordenou dois projetos de alto impacto social nos últimos anos: o Embaixadores Livres, que capacitou mais de 100 jovens na periferia de Recife para o mercado de trabalho; e o Apoie Uma Família, que já arrecadou milhares de quilos de alimentos e kits de higiene para famílias em situação de pobreza durante a pandemia.

Ela tem quatro dicas para que você consiga alcançar o seu objetivo de tirar seu projeto social do papel e impactar, de verdade, a vida de quem precisa:

1. Esteja cercado de pessoas

Com certeza, você já ouviu aquela expressão “quem tem amigo, tem tudo”. Pois é. Para alavancar seu projeto social, esse é meio caminho andado. Diferentes pessoas têm diferentes expertises e essa diversidade agrega muito.

Todos temos aquele amigo mobilizador, que é o centro das atenções nas rodas de conversas e que todo mundo tem um apreço muito grande. Ele pode ser um grande aliado para chamar mais pessoas para a causa.

Todo mundo também tem um amigo que sabe vender bem uma ideia, o publicitário da galera. Ele pode te ajudar a dar uma cara e formatar a presença do seu projeto nas redes sociais.

2. Torne a sua causa única

Para que seu projeto chame a atenção das pessoas e elas se sintam instigadas a saber mais e contribuir com ele, não basta a causa ser nobre, ela precisa se destacar.

Se já existe uma região da cidade com muitos projetos sociais, por que não buscar um outro bairro? Se a maioria faz arrecadação de alimentos, por que não focar em doação de roupas ou brinquedos? Cada detalhe conta para que sua causa seja completamente diferente do que já existe.

3. Construa um planejamento detalhado

Quantas pessoas você quer alcançar? Qual a quantidade de itens que você quer arrecadar? Quanto tudo isso vai custar? Esses números precisam estar na ponta do lápis antes de colocar o seu projeto na rua.

Estabelecer metas e delegar funções é imprescindível para motivar e direcionar sua equipe e somente um planejamento claro e detalhado pode oferecer esse tipo de informação. Não precisa ter pressa, mas antes feito do que perfeito!

4. Seja um Líder Livres

Se você está começando agora o seu projeto, será difícil avançar e conquistar espaço na mídia sem um histórico de ações. Porém, se associar a uma entidade renomada como o Livres pode te dar o que é necessário para ganhar o respeito das pessoas e da imprensa já na largada.

Centenas de pessoas como você, espalhadas pelo Brasil, conseguiram tirar uma ideia de projeto social do papel com o nosso suporte. Por isso, te convidamos a se tornar um líder Livres e nos permitir te ajudar a impactar a vida das pessoas ao seu redor.

Associe-se já em associados.eusoulivres.org.