2020 terá menor taxa de investimento público registrada pelo Tesouro

December 13, 2019

Quem é contra o novo marco legal do saneamento básico geralmente argumenta que o Estado deveria ser o único a investir nessa área.‬ Pegam exemplos distorcidos de outros países para tentar provar que o mercado privado seria incapaz de prover serviços básicos em áreas poucos lucrativas, como se fosse impossível ajustar a exploração com um pouco de regulação que condicione o atendimento de áreas lucrativas ao atendimento de regiões mais remotas.

Na realidade brasileira, essa acaba sendo uma falsa questão. Quem levanta esse argumento simplesmente não pode conhecer os números do orçamento público. Acontece que o colapso das contas do governo, gestado desde o governo Dilma, faz com que o investimento público diminua a cada ano. Em 2020, haverá a menor taxa de investimento público da série histórica. consolidada pela Secretaria do Tesouro Nacional, que compila os dados, na escala dos bilhões de reais, desde 2007.

O fato é que o Estado brasileiro está quebrado e perdeu praticamente toda sua capacidade de investimento. Por isso, o caminho para construção de infraestrutura no Brasil hoje passa necessariamente por atrair investimentos privados. Não é uma questão de escolha, é uma imposição da realidade.

Saiba mais no LivresNotícia: