Ter liberdade significa ser livre da coerção

April 30, 2018

“De que adianta ter liberdade, se não tenho acesso? Se não posso escolher ir para Paris quando quiser?”, você me pergunta. Mas é um argumento absurdo, caro amigo.

Se aplico o seu raciocínio a outras liberdades, veja só o que acontece: “De que adianta ter liberdade sexual se não posso escolher o parceiro sexual que quiser? De que adianta ter liberdade política se não posso ser eleito para o cargo que quiser? De que adianta ter liberdade de ir e vir se não posso ir para onde quero?”

O absurdo é evidente: você está confundindo liberdade com direito cósmico.

Liberdade de fazer algo não significa ter a garantia de poder fazer esse algo. A liberdade de ir e vir não vem com um carro ou uma estrada embutida; você tem de ir lá e construir isso.

No fim das contas, isso é só uma tentativa de descrever a igualdade de resultados (comumente autoritária) com o vocabulário benigno da Liberdade, talvez a mais bela palavra de todo o léxico político.

Ter liberdade não significa que a sociedade tenha de se reorganizar para possibilitar as suas escolhas. Quem constrói a cesta de possibilidades, o espectro de opções, são os próprios indivíduos.

É claro que não depende só de esforço; há muita sorte e talento envolvidos também. Nasceu com as pernas do Neymar? Que bom para você, o teu espectro de opções de vida será amplo. Você poderá ir a Paris quando quiser. Recebeu uma herança? Sua gama de opções será mais ampla também, e Paris será logo ali.

Para o resto de nós, se dermos sorte e trabalharmos muito, talvez possamos ir a Paris uma vez-zinha na vida sequer. Ter liberdade não significa, portanto, garantia de acesso. Ter liberdade significa ser livre de coerção. Isso é ser livre: é a base sobre a qual cada um construirá a sua vida.

A partir daí, é a luta diária: você deve prover produtos e serviços aos consumidores, que te remunerarão conforme o valor que você agregar. Quanto mais valor você agregar aos consumidores (conforme avaliado por estes, e não baseado em mero esforço), mais perto de você estará Paris.

Liberdade significa que você é livre para viver e construir sua vida sem coerção, e não para exigir que os demais (e a riqueza dos demais) sejam um instrumento para a realização de seus sonhos. Muito cuidado porque é precisamente esse o caminho da tirania; e ninguém é, como se sabe, livre para tiranizar a vida dos outros.