O que o Livres vai entregar para a sociedade?

May 4, 2018

Nos últimos dias, o Livres anunciou muitas novidades no campo das ideias. Site novo, novas plataformas online, formação de um Conselho Acadêmico com os maiores especialistas em políticas públicas do Brasil.

Agora, queremos te apresentar como vamos transformar essas ideias em ações e produtos que sirvam efetivamente como ferramentas de mudança da nossa realidade cotidiana.Afinal, estamos numa nova fase, mas nossa missão de renovar a política e construir um Brasil mais livre não mudou.

Como faremos isso, na prática? A partir de três eixos principais:

1. LIDERANÇAS

Nossas lideranças são o primeiro passo para a concretização de um projeto de mudança. Portanto, temos um cuidado especial em formar, capacitar e assessorar nossos líderes. Com quadros acadêmicos entre os melhores especialistas do Brasil em diversas áreas do conhecimento – economia, educação, filosofia – as capacitações oferecidas aos associados e lideranças são a chave para pensarmos racionalmente, sem demagogia ou narrativas populistas, sobre os problemas do país. A partir disso, temos e teremos ainda mais personalidades públicas bem preparadas para defender as ideias de liberdade na política, no debate público e no empreendedorismo social.

Conheça nossas lideranças aqui.

2. PROJETOS DE IMPACTO SOCIAL

Somos um país afetado por problemas basilares como falta de saneamento básico, saúde pública deficiente, educação estatal focada em tirar dos pobres e oferecer aos ricos. Como podemos sair do diagnóstico para a solução, no papel de um movimento político, sem recorrer ao governo para aplicar nossas ideias? Com projetos de impacto social: iniciativas que aumentem a liberdade e criem mais opções de escolha para pessoas em situações de vulnerabilidade social.

Conheça nosso primeiro projeto social, o Embaixadores de Zeis – coordenado por Karla Falcão – que formou 109 jovens da periferia de Recife, PE para serem empreendedores sociais.

3. CARDÁPIO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Projetos para mudar o país não podem ser meramente ideológicos. Eles precisam de embasamento teórico, pesquisas, estudos e soluções pertinentes. O preparo e racionalidade são a chave para políticas públicas que fujam do populismo e atinjam a raiz do problema que pretendem enfrentar. Por isso, o Livres vai consolidar uma agenda com propostas de reformas institucionais e políticas públicas que aumentem a liberdade para todos. Sem esquecer, claro, de intercalar o eixo das ideias com o da prática, buscando levar as soluções para a realidade.

Em breve, apresentaremos mais detalhes sobre o cardápio de políticas públicas. Por enquanto, você pode conhecer os principais nomes de acadêmicos e pesquisadores que estão construindo esse projeto conosco.