MST promove atentado à liberdade de imprensa

March 8, 2018

Pessoas ligadas aos grupos radicais MST e Levante Popular da Juventude realizaram, hoje, um atentado contra a liberdade de imprensa. Munidas de facão, invadiram o parque gráfico do jornal O Globo, no Rio de Janeiro, e vandalizaram as instalações da empresa, pichando palavras de ordem contra o grupo de comunicação.

O episódio constitui uma ofensiva inaceitável contra uma instituição jornalística e uma clara tentativa de intimidação ao livre exercício profissional da imprensa. Os ataques aos veículos de mídia têm sido insuflados constantemente por lideranças políticas extremistas e irresponsáveis, que atuam na contramão do fortalecimento da liberdade de imprensa, instituição essencial para qualquer sociedade democrática.

O amadurecimento da democracia brasileira passa pela consolidação de um ambiente de tolerância e respeito à liberdade de expressão. Nesse sentido, é fundamental diferenciar o direito de criticar o trabalho dos veículos de imprensa (um ato de liberdade de expressão que deve ser igualmente resguardado, protegido e exercido) das tentativas de deslegitimação do trabalho jornalístico e, mais ainda, de uma invasão e violação de propriedade privada que, no limite, ameaça a integridade física dos profissionais de comunicação.

O Livres repudia com veemência esse atentado, presta sua solidariedade e reafirma o seu compromisso inegociável com a liberdade de imprensa.