Como tirar 6 milhões de brasileiros da pobreza

March 10, 2018

É possível tirar 6 milhões de brasileiros da pobreza com reformas relativamente simples? O Banco Mundial julga que sim. Para o órgão internacional, a chave está em duas palavras: abertura comercial.

A ideia é que a liberalização gradual transforme-se num motor para inovações internas, melhorando o ambiente de fazer negócios. Menos burocracia, mais intercâmbio de produtos e ideias, mais riqueza.

A instituição aponta que um comércio mais livre com os países do Mercosul traria muitos benefícios. Principalmente para quem mais sofre com o encarecimento do custo de vida: as famílias de baixa renda.

Se você estiver se perguntando, a resposta é sim, isso já foi tentado no Brasil. Nos anos 90, o Brasil reduziu as taxas de importação em 17%. Dessa vez, o Banco Mundial propõe uma mudança mais gradual. A ideia é que todos os países do Mercosul reduzam juntos suas taxas de importação para nações não pertencentes ao bloco.

Nos anos 90, como resultado da redução das taxas, “o aumento dos rendimentos reais das famílias pobres foi o dobro do aumentos dos rendimentos das famílias ricas”.

Das maneiras de ajudar o trabalhador, a mais sustentável delas é estimulando a economia, mas não através de demandas artificiais, como grandes obras do governo. As pessoas precisam ter oportunidade para trabalhar e criar riqueza. Por isso, a diminuição da burocracia e o aumento da integração do Brasil com o mundo deve ser prioridade.