6 práticas para bons governantes

March 19, 2018

Quais são as características de uma boa gestão pública? “Além da Crise”, uma excelente série de reportagens assinada pelo jornalista José Fucs no Estadão, reuniu alguns dos melhores especialistas para responder essa pergunta e trazer exemplos práticos brasileiros para nos dar esperança de que é possível mudar o patamar de qualidade do governo.

Os especialistas elencam 6 práticas para uma boa gestão:

1. Controle de Gastos
Muita gente acha que o grande problema dos nossos serviços públicos é que gastamos pouco com eles. Na verdade, o problema é que gastamos mal. O controle de gastos e da dívida pública são essenciais para administrar melhor o dinheiro, que, afinal, não cai do céu: sai do seu bolso.

2. Desburocratização
Simplificar processos ajuda todo mundo. De um lado, melhora o ambiente de negócios, principalmente para micro e pequenos empreendedores. Do outro, ajuda a fazer uma administração mais focada nas prioridades, sem bagunça e com menos lentidão.

3. Avaliação de resultados de funcionários públicos
A implantação de metas de produção, avaliação de resultados e treinamentos ajudam a construir um clima produtivo na esfera pública e inibir a acomodação que a estrutura especial feita para funcionários públicos costuma estimular. Os funcionários públicos precisam sentir na pele os efeitos se o seu trabalho for bem feito ou não.

4. Continuidade administrativa
Avaliar bem as práticas e programas das gestões anteriores é importante para identificar o que pode continuar e ser melhorado. Interromper tudo que vinha sendo feito pela gestão anterior sem uma avaliação crítica do que pode ser aproveitado prejudica a todos. Investimentos certos costumam dar melhores frutos no longo prazo.

5. Concorrência na gestão
Dar fim a monopólios administrados pelo governo é fundamental. Porque manter serviços geridos 100% pelo estado quando podemos ter várias empresas operando para dar mais opções ao consumidor? O aumento da qualidade está fortemente relacionado com o aumento da concorrência. E claro: ara o processo ser justo, o Estado tem que atuar sem favorecimentos.

6. Liderança
Todo mundo sabe o que acontece quando um governo não tem capacidade política de manter uma base aliada: tudo trava. Articulação e liderança não significam entregar-se a jogos políticos corruptos, mas ter empenho, inteligência estratégica, responsabilidade e dar exemplo de conduta administrativa para os demais.