calendario

ter

22 maio

14h00

Recife / PE

pin Editora UFPE Rua Acadêmico Hélio Ramos, 20

Josias de Paula Jr debate sobre universidade, pesquisa e militância

Numa época em que o universalismo das grandes causas coletivas se torna alvo de uma profunda revisão crítica, multiplicam-se os movimentos que se assumem como porta-vozes de grupos particulares: lugares de fala que reivindicam sua expressão no concerto político, social e cultural.

Nesse contexto surgem termos que estão na ordem do dia, cultivados por militantes diversos, nas ruas e na academia: feminismo, direitos das minorias, revolução, liberdades individuais, populismo, empreendedorismo, empoderamento, entre outros. Embora a universidade seja com frequência acusada de ser alheia a seu tempo, parte considerável dos jargões utilizados hoje no debate público surgiram do lado de dentro dos muros universitários.

Diante dessas questões, o Grupo de Estudos em Crítica Cultural e Artes (GECCA), formado por professores, alunos e funcionários da UFPE interessados na discussão cultural e política da atualidade, propõe o debate “Universidade, pesquisa e militância”. O objetivo é discutir qual deve ser o papel do intelectual e da universidade nesse contexto, tendo como fio condutor os limites e possibilidades da militância acadêmica e a necessidade de inovação a que o trabalho de pesquisa acadêmica se propõe.

Em oposição a um debate sem posições conflitantes, o GECCA e o Casa Aberta convidaram três professores-pesquisadores de Pernambuco que pensam de forma distinta a questão. O intuito é fortalecer a interlocução acadêmica para além dos radicalismos e promover, respeitando as diferenças, o maior número possível de pontos de vista, como um convite franco à participação de todos os presentes.

Sobre os convidados

Atenágoras Duarte

Professor Adjunto do Núcleo de Gestão do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008).

Ricardo Sabóia

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, campus Caruaru. Possui graduação em Comunicação Social (Habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2004) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2014), com estágio doutoral no Instituto Universitário de Lisboa.

Josias Vicente de Paula Jr.

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1997), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2012). É acadêmico colaborador do Livres.

O evento é aberto ao público e ocorrerá no Auditório da Editora UFPE. Serão concedidos certificados de participação.