Homenagens a Luiz Gama no Dia da Consciência Negra

November 18, 2022

Neste domingo (20), no Dia da Consciência Negra, os associados do Livres vão homenagear o advogado e poeta abolicionista Luiz Gama em dois encontros, ambos organizados pelo Clube de Artes e Cultura do movimento.

Homenagens para Luiz Gama

Às 11h, será realizada uma visita ao seu túmulo no Cemitério da Consolação, em São Paulo (SP). Na parte da tarde, às 14h, associados farão uma homenagem no Monumento Luiz Gama, localizado no Largo do Arouche, também em São Paulo (SP).

O Monumento foi uma realização do artista Yolando Mallozzi e inaugurado em 1931. Trata-se do primeiro monumento público na cidade de São Paulo a prestar homenagem a um líder negro.

Quem foi Luiz Gama

Luiz Gama é uma grande referência do movimento liberal brasileiro e do Livres – nossa setorial antirracismo leva seu nome. Ele nasceu livre em 1830, e foi vendido pelo próprio pai para ser escravo. Anos depois, conquistou sua liberdade.

Tornou-se advogado e um obstinado ativista contra o regime escravocrata. Como advogado, conseguiu alforriar mais de 500 escravos e venceu a maior ação coletiva de libertação da América. Gama morreu em 1882, há 140 anos.

Seja um associado Livres e construa conosco um país livre por inteiro. Saiba mais.