calendario

seg

11 jun

11h30

Porto Alegre / RS

UFRGS

A qualidade do legislativo brasileiro na ótica de Bastiat

“Não é verdade que a função da lei seja reger as nossas consciências, as nossas ideias, as nossas vontades, a nossa educação, os nossos sentimentos, o nosso trabalho, o nosso comércio, os nossos talentos ou os nossos prazeres. A função da lei é proteger o livre exercício destes direitos e impedir que qualquer pessoa possa impedir qualquer cidadão de usufruir desses direitos” – Fréderic Bastiat

É a partir desta afirmação do político e jornalista francês Fréderic Bastiat, que ainda no século XIX, de forma premonitória, alertou sobre os perigos da perversão da lei, que a palestra analisará a produção legislativa brasileira e tudo aquilo “que se vê e o que não se vê” a partir da edição de diversas normas que, todos os dias, regem a vida de todos nós.

O evento acontecerá no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. O Instituto Atlantos foi criado para disseminar as ideias e valores da liberdade dentro da academia e no ambiente virtual online e realiza palestras e eventos gratuitos e abertos ao público em cinco das maiores faculdades da capital gaúcha.

Juan Savedra é advogado, especialista em direito e processo do trabalho e líder Livres no Rio Grande do Sul.