Pular para o conteúdo

PROJETO LIVRES

Educar para Escolher


Conheça nosso trabalho para promover soluções que multiplicam oportunidades para quem mais precisa.

Apoiar

Educar para Escolher: educação pública a serviço da liberdade    Apoiar


A educação é a ponte entre o potencial criativo individual e as possibilidades de realização no mundo. Para que cada pessoa tenha poder de escolha real — e não apenas formal — é preciso garantir acesso a oportunidades básicas de desenvolvimento pessoal, intelectual e profissional. O projeto Educar para Escolher nasce do compromisso liberal com a ampliação das oportunidades, entendendo que a educação pública é a principal ferramenta para o florescimento da liberdade individual, o progresso humano e o desenvolvimento econômico. Mas, para cumprir essa missão, é urgente romper com os paradigmas que limitam o sistema educacional brasileiro ao atraso, à ineficiência e à desigualdade. 


Para o Livres, público não é sinônimo de estatal. Educação pública de qualidade precisa ser:

  • plural
  • transparente 
  • centrada no protagonismo dos estudantes — e não na burocracia do sistema.

Iniciativas

Todo projeto Livres tem iniciativas, que desenvolvem o projeto em soluções práticas trabalhadas pela nossa comunidade de Líderes, Associados, Conselheiros e parceiros. Conheça as iniciativas do projeto Educar para Escolher.

Ensino Plural

Gestão Escolhar 2.0

Primeira Infância

Universidade Aberta

Curadoria

Conheça algumas produções do Livres sobre Educação


Política em Minutos

Pequenas respostas para grandes debates


Livres Entrevista

Questões liberais com especialistas brasileiros


LivresCast

Histórias de quem promove a liberdade

Educar para Escolher: um panorama brasileiro                                  Apoiar



Entrevista com Ricardo Paes de Barros, economista criador do Bolsa Família, especialista em inclusão social e Conselheiro Acadêmico do Livres.


O Brasil amarga posições vergonhosas em rankings internacionais como o PISA. Em matemática, ciências e leitura, somos um dos últimos colocados da América Latina​. Mais grave ainda: metade dos alunos brasileiros não compreende plenamente o que lê. Durante a pandemia, as escolas públicas permaneceram fechadas por mais do que o dobro da média internacional, agravando um cenário já dramático​. Segundo a OCDE, o prejuízo de aprendizado em 2020 foi equivalente a mais de um ano letivo perdido, com impactos estimados em R$ 700 bilhões em perda de renda futura​.


Esse cenário de apagão educacional exige respostas concretas. E o Livres tem propostas claras para fazer da educação pública brasileira um instrumento real de liberdade e desenvolvimento. O projeto Educar para Escolher funciona em quatro eixos:

1

Gestão

Administração com parcerias público-privadas, avaliação de desempenho, transparência nos dados e contratualização com metas de resultados.

2

Diversidade

Diversificar os modelos de escola e currículo, com foco na liberdade de escolha das famílias e dos alunos, aproximando ensino da vida prática e das demandas profissionais

3

Qualidade

Ampliar o acesso a instituições de qualidade através da inovação de modelos, foco em vagas no ensino básico e estratégias intersetoriais de envolvimento social.

4

Prioridade

Foco no ensino básico como regra de investimento e desenvolvimento de políticas públicas, integrando inclusão social, cuidado familiar e saúde na primeira infância.

Reformas que defendemos pela Educação                       Apoiar


Nós do Livres entendemos a educação como caminho de multiplicação de oportunidades, principalmente para quem mais precisa. Num país marcado por desigualdade de oportunidades e baixa produtividade, buscar soluções liberais para a educação pública é falar de inclusão social e prosperidade. Por isso, defendemos reformas amplas em todos os níveis da educação brasileira, das esferas municipais à federal, com foco na primeira infância e democratização do ensino de qualidade. 


Aprofunde-se nesse debate com o painel sobre educação com os especialistas do Conselho Acadêmico do Livres no lançamento do nosso Caderno de Políticas Públicas em 2022. 


Produções técnicas

Leia nossas publicações com parecer técnico sobre iniciativas relacionadas à Educação

Conquistas do Livres pela Educação

Gestão Escolar

O programa Adote uma Escola, em Belo Horizonte-MG, foi criado pela líder Livres Marcela Trópia e conecta a iniciativa privada à manutenção da infraestrutura escolar municipal, ampliando os recursos disponíveis na administração educacional.


Transparência

PL 454/22, do líder Livres Tiago Mitraud, foi aprovado em 2024 e garante a divulgação dos dados do Censo Escolar e das avaliações de aprendizagem, dando mais transparência e recursos ao desenvolvimento de políticas públicas para a educação. 

Profissionalização

Projeto de André Vecchi, líder Livres, implantou modelo de educação empreendedora no ensino básico em Brusque (SC), levando à criação de centenas de projetos de impacto em comunidades por alunos da rede pública municipal.

Iniciativas premiadas


O programa Mogi Cidade da Criança - Primeira Infância recebeu o Prêmio InovaCidade 2023, reconhecido como uma das iniciativas mais inovadoras do país. O projeto foi criado e implantado na gestão do líder Livres Caio Cunha na prefeitura de Mogi das Cruzes (SP). 


Entre as ações da iniciativa estão Espaços de Brincar, Expresso do Brincar, Pé de Infância, Semana do Brincar, Festival de Artes da Primeira Infância e criação de coordenadoria municipal específica para o tema, com plano intersetorial robusto. 


O programa integra saúde, educação e cuidado familar, consolidando a rede municipal da cidade como referência na promoção do desenvolvimento infantil com base em evidências e políticas públicas de qualidade.


Apoie soluções liberais para a Educação

Somos uma associação civil sem fins lucrativos. Todos os projetos e conquistas que você conheceu são viabilizados pela contribuição de associados e parceiros.

Associe-se e nos ajude a continuar nosso trabalho de impacto na defesa da democracia liberal.


Apoie nosso trabalho



Diretor executivo do Livres, Magno Karl, recebendo medalha pela organização no Congresso Nacional pela impacto do nosso trabalho.